domingo, 4 de outubro de 2015

O significado de Simchat Torá




Simchat Torá
5-7 de outubro, 2015 - 21-23 Tishrei 5776
(Com inicio a 4 /10 à noite e término a 6/10 à noite)


Bykov painting – “Simchat Torah”


União e igualdade de direitos são temas-chave de Shemini Atsêret e Simchat Torá, datas nas quais nos alegramos com a Torá.

A melhor maneira de celebrar Simchat Torá seria dedicar os dois dias à leitura da Torá. Mas é justamente o contrário que ocorre. Todos os judeus, sem excepção, pegam a Torá fechada e dançam com ela nos braços.

O acto encerra uma grande lição: se os festejos fossem realizados com a Torá aberta, com sua leitura, haveria distinções entre um judeu e outro, pois a compreensão e o conhecimento de cada um são diferentes. Com a Torá fechada, mostramos a união e a igualdade de todos os judeus, unidos pela mesma alegria. O texto não é lido, mas todos sabem que é algo precioso e, por isso, dançam juntos e em total alegria.



Michal Meron painting 


Here Simchat Torah is celebrated in the old Ghetto of Venice between the Levantine and the Spanish synagogues. Today the community of Venice uses mainly these two synagogues for their functions. The Spanish synagogue is used in summer and the Levantine synagogue in winter. So after Simchat Torah we take all the books and the scrolls and carry them to the Levantine synagogue.



Michal Meron painting



Fontes:
Texto: O significado de Simchat Torá
http://www.michalmeron.com/products/simchat-torah-in-the-old-ghetto


Sem comentários:

Enviar um comentário