segunda-feira, 18 de maio de 2015

O dia de hoje na história judaica | 29 Iyar 5775





Falecimento de Samuel
(877 AEC)



Botticelli Korah painting


O Profeta Samuel (932-877 AEC) foi uma das figuras mais importantes na história judaica; nossos Sábios o descrevem como equivalente a Moisés e Aharon combinados. Samuel foi o último dos Shofetim (“Juízes”) que lideraram o povo de Israel nos quatro séculos entre o falecimento de Yehoshua e o estabelecimento da monarquia, e autor dos livros bíblicos de “Juízes”, “Samuel” e “Ruth”.





Samuel nasceu no ano 2830 (931 AEC), depois que sua mãe estéril Chana rezou por um filho no Santuário em Shiló e implorou: “Ó Senhor das hostes… se deres um filho a esta Tua serva, eu o dedicarei a D'us todos os dias de sua vida…” (Samuel I - 1:11). Aos dois anos, sua mãe o levou a Shiló em cumprimento da promessa, onde ele foi criado por Eli, o Sumo Sacerdote; pouco depois, Samuel teve sua primeira comunicação profética (descrita em Samuel I - 3). Em 890 AEC, Samuel sucedeu Eli como líder do povo judeu.



Eli and Samuel by Copley (1780)



Após dez anos sob a orientação de Samuel, o povo fez-lhe um pedido: “Aponte-nos um rei… como todas as outras nações ao nosso redor.” 



Israel Demands King


Samuel desaprovou este pedido, acreditando que o povo de Israel deveria sujeitar-se somente a D'us e não a qualquer rei mortal; porém D'us o instruiu a atender ao pedido do povo. Samuel então ungiu (879 AEC) Saul como o primeiro rei de Israel. Quando Saul desobedeceu a D'us durante a guerra contra Amalek, Samuel proclamou David como o rei legítimo no lugar de Saul.



Pouco depois Samuel faleceu aos 54 anos, no mesmo local do seu nascimento, Ramá, nas colinas de Judah, em 29 de Iyar de 2884 (877 AEC).



The Tomb Of Prophet Samuel
By Alexey Goral



Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Samuel_(B%C3%ADblia)#/media/File:The_Tomb_Of_Propet_Samuel.JPG

Sem comentários:

Enviar um comentário