segunda-feira, 17 de novembro de 2014

A Invenção do Nariz Judeu!



Por Sara Lipton




Museu da Diáspora, Tel Aviv
Uma miniatura representando a expulsão dos judeus da França. Os judeus não são todos mostrados com o nariz adunco, no entanto, o homem de nariz adunco nesta imagem retrata um sargento real, cujas características brutas indicam o seu baixo estatuto social. Cortesia de: “Grandes Chroniques de France, 1182”.




Em 1940, os nazis lançaram um filme de propaganda chamado “The Eternal Jew”. O filme tinha como intuito mostrar os judeus em seu "estado original", "em vez da imagem de europeus civilizados." Uma série de rituais judaicos foram ironizados com cenas em que os judeus usavam as sua kipot e tinham como vestuário, roupas sujas e esfarrapadas, onde estes mesmos judeus eram arrastados para becos lotados. Tudo isto para mostrar a natureza da vida judaica como sinónimo de ignorância. Acima de tudo, os cineastas salientavam os rostos dos judeus. Eles focavam as suas câmaras nos seus olhos, narizes, barbas, e bocas, confiantes de que a visão de certas características estereotipadas iria despertar reacções de ódio e desprezo.




Um cartaz para o filme, Der Jude Ewige



O designer de cartaz do filme evidentemente concordou, mas aqui, evitando os símbolos mais óbvios da identidade judaica (kipot (solidéu), peyot (patilhas longas e encaracoladas) e estrelas de David) em favor de um único e escuro, nariz adunco e rosto carnudo. Na verdade, o cartaz não precisava do título que o acompanha. Na Europa, em 1940, esta representação do judaísmo era generalizada: representações semelhantes de judeus podiam ser vistos em cartazes e em panfletos, jornais, até mesmo livros infantis.

Esta imagem do judeu, no entanto, estava longe de ser "eterna". Embora o anti-semitismo seja notoriamente "o ódio mais longo," não foram facilmente distinguíveis judeus de qualquer tipo no imaginário ocidental, muito menos o homem moreno estereotipado com o seu nariz adunco próprio de judeu. Monumentos e manuscritos anteriores representaram profetas hebreus, exércitos israelitas, e os reis judaicos, mas eram identificáveis apenas pelo contexto, de maneira nenhuma apontada como diferente de outros sábios, soldados, ou reis. Até mesmo as personagens de judeus nefastos, tais como os sacerdotes (pontífices) que relatam a sua insistência com Pilatos para crucificar Cristo no Egbert Codex (cerca de 980), eram visualmente normais; e aqui sim, eram necessários títulos para identificá-los como judeus.
















Jesus diante de Pilatos, os sacerdotes, e os soldados (João 19: 5), Egbert Codex, por volta de 985



Quando os artistas cristãos começaram a destacar os judeus, não foi através dos recursos dos seus corpos, nem mesmo nas particularidades dos rituais, mas sim, com chapéus. Por volta do ano 1100 da E.C., um momento de erudição bíblica intensificou o interesse crescente no passado, bem como a grande inovação artística, os artistas começaram a prestar mais atenção nas imagens do Antigo Testamento, que tinham sido relativamente negligenciadas a favor das ilustrações na arte mediaval do Novo Testamento. Profetas hebreus começaram a aparecer nas páginas da Bíblia ricamente iluminadas e nas fachadas esculpidas das igrejas românicas usando chapéus de pontas distintas, imagens estas que foram crescendo em toda a cristandade ocidental.




Kikirpa, Bruxelas
Uma carta com a imagem do profeta Sofonias, da Bíblia Lobbes, 1084



No entanto, a chapelaria dos profetas não tinha nada a ver com a roupa judaica real (não há nenhuma evidência de que os judeus da época usassem esses chapéus, ou quaisquer chapéus de tudo, até porque os judeus religiosos não cobrem regularmente as suas cabeças até o século XVI). O "chapéu de pontas judeu" é baseado nas mitras dos sacerdotes persas antigos e na simbologia da autoridade religiosa.

Ao contrário, este tipo de chapéu tinha aparecido nos manuscritos, afrescos, mosaicos e esculturas de marfim sobre as cabeças dos três Reis Magos, aqueles "sábios do Oriente que levaram os presentes para o menino Jesus”, e tão claramente não tinha nenhuma conotação negativa. Em vez disso, o chapéu deu azo a obras de arte inovadoras em que Hebreus apareciam com uma aura de antiguidade sagrada. Este facto acabou por ajudar a defender a construção de uma nova imagem nas novas obras de arte e manuscritos carregados de acusações de "inovações", uma acusação grave, na cristandade medieval e numa sociedade conservadora que temia a mudança. Pela mesma razão, os profetas usam barbas, símbolos de maturidade, sabedoria e dignidade. (Assim como os chapéus, as barbas têm um pouco a ver com a aparência de judeus reais ou de práticas religiosas, apesar que os homens judeus não eram de forma uniforme barbudos nesta altura.)

Mas a aparência e o significado dos judeus na arte ocidental iria mudar ao longo do tempo consoante as preocupações cristãs e as necessidades devocionais. Além disso, a arte afecta, bem como reflete ideias. O uso da imagem de hebreus na arte influenciou a forma como os cristãos imaginavam e pensavam sobre os judeus, logo as atitudes cristãs e políticas em relação aos judeus, foram consequentemente transformadas. Num caso notável de arte imitando a vida, em 1267, dois conselhos da igreja ordenaram que os judeus fossem obrigados a usar chapéus pontudos ", como os seus ancestrais costumavam fazer.

"Na ausência de álbuns de fotografias centenárias, deve-se concluir que a evidência primária aponta que a forma como “eles se vestiam”, provém da arte cristã.




Pierpont Morgan Library, Nova Iorque
A Imperatriz Helena obriga Judas para revelar o local da Verdadeira Cruz, um detalhe da Stavelot Tríptico, circa 1155



Depois do aparecimentos das obras cristãs de profetas hebreus a usarem chapéu por várias décadas, por volta de 1140, a associação persa original acabou por ser esquecida.
Os chapéus pontudos tornaram-se assim um dos símbolos do judaísmo. Eles começaram a aparecer numa ampla gama de figuras judaicas, e não apenas os profetas e patriarcas do Antigo Testamento, mas também personagens judaicas da literatura e lendas. Nestes novos contextos, as qualidades anteriormente positivas da antiguidade e autoridade tinha agora conotações negativas. Num tríptico esmalte datado de cerca de 1155, agora na Biblioteca Morgan, o judeu chamado Judas Ciríaco, que pela Imperatriz romana Helena foi forçado a revelar a localização da Verdadeira Cruz, não é um profeta reverenciado. Aqui, o seu chapéu e barba servem para confirmar a antiguidade, e assim a confiabilidade, da sua informação. Mas existe uma outra interpretação que se prende a uma lei estéril e substituída em que, “ O chapéu serve como uma representação da doutrina cristã, da superação, que considerou que as regras e ritos hebraicos foram tornados obsoletos pelas práticas cristãs "espirituais".




Réunion des Musées Nationaux / Art Resource, Nova Iorque
Jesus pregado na cruz, sob a direção de carrascos judeus e gentios, moldura em esmalte relicário, circa 1170



Na segunda metade do século XII, uma nova tendência devocional promove a contemplação compassiva do mortal; a do Cristo sofredor, assim os artistas voltam a sua atenção para os rostos dos judeus. Na obra de arte acima colocada, o judeu central no grupo à esquerda do Cristo crucificado tem um grande nariz adunco completamente fora da proporção, tanto em relação ao seu rosto, como em relação aos rostos das outras figuras nesta moldura. Embora este perfil grotesco se assemelhe a uma caricatura antissemita racialista moderna, não parece ainda assim, ter o mesmo significado. Não há textos cristãos escritos até esta altura que atribuam quaisquer características físicas específicas para os judeus, muito menos que se referiram à existência de um peculiar "nariz judeu." Em vez disso, esta imagem é a da sinalização do ódio étnico, e o rosto feio deste judeu apenas reflete as preocupações cristãs contemporâneas. De acordo com as novas devoções, as obras de arte tinha apenas começado a retratar Cristo como homem humilhado e a morrer. Alguns cristãos lutaram contra as novas imagens e desta visão do sofrimento divino, mas os defensores das novas devoções criticaram tal resistência. Não sendo propriamente movidos por representações da aflição de Cristo, os judeus eram identificados com formas de olhar de “ coração duro". Nesta e muitas outras imagens, o nariz proeminente do judeu serve principalmente para chamar a atenção para o ângulo da sua cabeça, virada para que fique longe da vista de Cristo.


No restante século, e durante várias décadas para além deste, a forma do nariz dos judeus na arte permaneceu muito variada mas sempre para constituir marcadores de identidade. Ou seja, os judeus ostentavam muitos tipos diferentes de "maus" narizes - alguns compridos e afilado, outros semelhantes a um focinho, mas os mesmos narizes apareciam igualmente em muitos "maus, mas não-judeus”, bem como, e assim sendo, este tipo de nariz continuava a não ser uma identificação dos judeus, apesar de sempre aparecer com uma má conotação. Até o final do século XIII, no entanto, um movimento em direção ao realismo na arte e um aumento do interesse na fisionomia, acaba por estimular os artistas a elaborarem sinais visuais de etnia nas suas obras. A gama de recursos atribuídos aos judeus eram agora consolidadas e interpretadas de forma restritiva simultaneamente, com o rosto grotesco e naturalista, o nariz adunco, barba, chapéu pontudo, nasce a caricatura dos judeus. 




Foto Marburg / Art Resource, Nova Iorque
Imperador Henrique VII aceita um pergaminho da lei de um judeu romano, Codex Trevirensis, 1341



Esta imagem serviu alguns propósitos. Sendo vivida de forma carnal e realista, o rosto do judeu era para os cristãos a imagem secular e física do mundo material, num reino em que os judeus tinham sido sempre associados à polémica cristã. Isso explica porque esta ilustração é projetada para exibir a soberania mundana do imperador alemão Henrique VII, na qual é retratada a aceitação de um rolo de papel que lhe é oferecido por um fisionomicamente caricaturado judeu.

Noutros outros casos, a caricatura associada ao erro e à infidelidade. Numa ilustração do Salmo 52 do século XIV ("Diz o insensato no seu coração:" Não há Deus "), não é necessário um chapéu para identificar o louco e beberrão de vinho como um judeu; ele é evidente através das suas próprias acções. No entanto, a iluminura não indicia exclusivamente a incredulidade dos judeus. O Salmo 52 refere-se a todos os idiotas alcoolizados, homens com as mãos em punho, um pecador, ou um bobo da corte; Podemos, portanto, identificar a outra figura na página como sendo um louco. Mas na companhia do nosso judeu caricaturado, e à luz dos seus muito diferentes (isto é, perfeitamente genéricos) recursos, somos obrigados a lê-lo como um "cristão" especificamente (ou pelo menos Gentile) Louco descrente. Apesar de sua caricatura anti-judaica desagradável, esta imagem dificilmente age para diferenciar os judeus dos cristãos. Na verdade, ela une a ideia do judeu, com a moral dos cristãos, os “Outros", enfatizando a natureza defeituosa da fé de ambos; a fé judaica e a cristã.




No Museu Metropolitano de Arte de Recursos | Nova Iorque
Uma ilustração do Salmo 52: "Diz o insensato no seu coração: Não há Deus '", um detalhe do Saltério de Bonne de Luxemburgo, por volta de 1340



É difícil ter conforto neste moralismo ecumênico. O poder das imagens, o vivamente "real", a diferença carnuda do rosto caricaturado do judeu, num rosto oprimido e a sua subtil mensagem espiritual.

Atitudes cristãs em relação a eles próprios, á fé, e D’us mudaram visivelmente menos até o final da Idade Média do que as atitudes cristãs em relação aos judeus. Quatro séculos de judeus retratados na arte com um chapéu pontudo, nariz grande e barbudos acabou por induzir os cristãos a considerarem os judeus como seres diferentes e socialmente distantes. Quando os cristãos na realidade e de perto não conseguiram encontrar essas diferenças físicas e sociais, eles impuseram-nas na lei e nos estatutos notórios, como os emblemas para judeus, e em leis que obrigavam ou empurravam os judeus para bairros marginais, até que no final e através dos soberanos, acabaram por expulsar os judeus de todos os reinos.

O "judeu eterno" e "o ódio mais longo" são rótulos igualmente enganosos. Nem os próprios judeus, nem as atitudes para com os judeus eram estáticas ou imutáveis. Apesar de imagens idênticas, estas podem ter significados radicalmente diferentes. Mas a história da iconografia anti-judaica revela uma constante na cultura ocidental bem conhecida; a propaganda nazi e a força visceral da imagem visual.




Mais recente livro de Sara Lipton, Dark Mirror: As origens medievais de Iconografia Anti-judaica foram publicadas este mês pela Metropolitan Books.

Fonte:




O link deste artigo foi-me enviado carinhosamente pela minha amiga,

Fernanda de Sá Couto
Muito obrigada


Beijinhos J

Sem comentários:

Enviar um comentário