quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Curiosidades Judaicas | No Distrito de Évora...





Estremoz


Estremoz é uma cidade portuguesa no Distrito de Évora, região Alentejo, sub-região Alentejo Central, com 8 662 habitantes.


Embora a presença judaica em Estremoz, ainda que fraca, já existia no século XIII, viu o número dos seus habitantes aumentar ao longo dos séculos XIV e XV em virtude da vaga antissemita imperante nos reinos de Espanha.



Vista de Estremoz


Segundo Maria José Ferro Tavares, em 1462 habitavam em Estremoz 100 judeus, representando cerca de 3% da população.

Depois da expulsão dos Judeus de Portugal a Judiaria de Estremoz conheceu a mesma sorte que tantas outras, esmorecendo por causa das conversões ou de um exílio forçado. Da existência de Judeus, cripto-judeus ou cristãos-novos em Estremoz restam hoje cruciformes e interessantes marcas em ombreiras de porta.


Dentre o património material judaico existente na 
Judiaria de Estremoz, destacam-se nas seguintes ruas:


No nº 14 da Rua do Arco de Santarém existem, gravadas numa porta ogival, na face externa no lado direito, cinco cruzes simples e de semelhantes dimensões.




Rua do Arco de Santarém


No nº8 do Largo de D. Dinis, na antiga Pr. do Castelo, encontra-se gravada na ombreira da porta, na face externa direita, uma cruz de converso simples.




Largo de D. Dinis



No nº4 da Rua Nova encontra-se um número significativo de gravações do lado direito da ombreira da porta, bem como uma concavidade aberta ou marca de Mezuzah.



Rua Nova


 No nº2 da Rua Rainha D. Isabel, antiga Rua da Cadeia, encontra-se uma casa de feição quinhentista com três cruzes rasgadas no lado esquerdo da ombreira da porta. Outras casas desta mesma rua (a nº8) apresentam gravações nas ombreiras das portas.



O nº 8 da Rua Rainha D. Isabel, que apesar de estar colocado na porta menor, a porta do lado, que pertence à mesma habitação, deverá ser a que tem as cruzes rasgadas na ombreira. (Que aqui não se conseguem visualizar, uma vez que são imagens da google maps).



Configuração do espaço no mapa.


A maioria das marcas identificadas no núcleo urbano antigo de Estremoz encontram-se gravadas no lado direito da ombreira da porta. A preferência pela face externa talvez esteja ligada com a intenção de ostentar tais símbolos como identificação.

No município de Estremoz existem também vestígios de presença judaica na freguesia de Évora Monte.



Évora Monte



Texto:
Por Caeiro

Imagens:
Fotos da Googlemaps

Sem comentários:

Enviar um comentário