quarta-feira, 30 de julho de 2014

Curiosidades Judaicas | A Norte da Serra da Estrela




CELORICO DA BEIRA


Vila portuguesa com 4.600 habitantes situada na Beira, sendo o concelho mais a norte da Serra da Estrela do distrito da guarda.



O recinto do Castelo mostra evidências da importância estratégica que teve esta localidade na defesa contra os ataques de Castela. De resto, juntamente com o de Linhares da Beira, o castelo de Celorico assumiu um relevo particular em toda a estratégia defensiva do território da Beira. 



Castelo de Celorico da beira



Foi o rei D. Afonso I que atribuiu o primeiro foral tendo sido confirmado por D. Afonso II em 1217. A categoria de vila e o foral novo foram assinados por D. Manuel I em 1512.

A comunidade judaica de Celorico da Beira na Alta Idade Média tinha um aglomerado judaico muito pequeno, e pouco expressivo, acontecendo aqui como noutras pequenas vilas e aldeias da época, a miscigenação entre as comunidades, e sendo por esse motivo difícil identificar os Judeus nos documentos existentes.



A Casa do Judeu (do passadiço)

Por debaixo de um arco encontra-se a Casa do Judeu de estilo manuelino. Aqui poderá ter sido a sinagoga, (carece de confirmação), que comunicava antigamente com as casas anexas, das quais permanecem agora apenas portas tapadas. Nesta habitação é ainda possível observar um dos mais belos exemplos de janelas de estilo manuelino da povoação.


Mas todo se alterou com a expulsão dos Judeus dos reinos de Espanha. Foi a esta terra que muitos familiares Judeus vieram procurar a ajuda e proteção. Destarte, existindo no início poucas dezenas de judeus, Celorico da Beira chegaram no final do século XV a ter uma população de 150 a 200 famílias.

Em consequência, Celorico da Beira tornou-se numa terra dum desenvolvimento comercial extraordinário por onde se escoavam os produtos agrícolas de toda a Região. Os membros da comuna judaica dedicavam-se muito ao artesanato.

A onomástica refere os apelidos Barrocas, Serrano, Munhão, Levi, Cohen, Leiria ou Adida.

Quanto à localização da Judiaria de Celorico da Beira existem duas versões; segundo os estudos de Adriano Vasco Rodrigues, a judiaria localizar-se-ia “na zona do antigo matadouro”. No entanto, nos estudos de Manuel Ramos Oliveira, ela teria provavelmente lugar na Rua Nova, pois era a principal rua do comércio da cidade. Sabe-se contudo que esta Judiaria de Celorico da Beira foi extinta ainda no reinado de D. Manuel I.




Fontes:


Por Caeiro



Sem comentários:

Enviar um comentário