segunda-feira, 23 de junho de 2014

Curiosidades Judaicas | Concelho de Portalegre




Carreiras



Vista parcial da aldeia de Carreiras (Portalegre)

pelo olhar de José Almeida.



Carreiras, é uma freguesia portuguesa do concelho de Portalegre, na região do Alentejo, com cerca de 600 habitantes.

A aldeia de Carreiras, com mais do que provável origem medieval, terá sido terra de acolhida de alguns Judeus vindos da Judiaria de Castelo de Vide, estabelecendo-se aqui como cristãos-novos.



Rua Nova (Carreiras, Portalegre)



É muito provável que o local da Judiaria de Carreiras estivesse na zona da Rua Nova, como em qualquer povoação da Portugal onde existiam Judeus.


















Desde tempos recuados que existem em Carreiras os apelidos Carvalho e Pereira, muito comuns a Judeus portugueses obrigados à conversão. Até ao século XX as mulheres costumavam entrar na igreja pela porta lateral, tal como nas sinagogas, enquanto os homens entravam pela principal.



Igreja de São Sebastião e adro (Carreiras, Portalegre)




Ainda se conserva na tradição popular a quadra:


"Adeus porta pequeninha
Por onde as mulheres se servem!
E por causa das mulheres
Tantos delitos sucedem..."


Travessa do Cimo da Rua (Carreiras, Portalegre)


E esta foi mais uma aldeia por onde passaram os nossos antepassados. Como podem verificar, muito pouco há para contar sobre este pedacinho de terra, mas não consigo resistir à partilha deste testemunho. À medida que vou pesquisando sobre a presença judaica no nosso país, cada vez mais acredito que há ainda muito por descobrir!


Mas fico sempre com uma sensação de vazio, descobrimos os locais, podemos ver provas vivas que deixámos para trás, como Aron Kodesh, mezuzot, cartas forais, frases inscritas nas pedras, um sem fim de marcas cruciformes, etc., mas...

Onde andam hoje os descendentes dos filhos destas terras? Bom, sabemos que  alguns continuam sem saber quem são, outros continuam a não querer saber quem foram, outros partiram e não voltaram e por fim, uma pequena percentagem;  os que sabem e que procuram provar as suas origens dando-nos a conhecer que afinal muitos ainda andam por cá. Enfim, temos que ser pacientes.


Deixo-vos agora com mais algumas aguarelas de João Salvador Martins
a partir de fotografias antigas de Carreiras (Portalegre).



Casas Nogueiras | Arco da Fonte Nova | Fonte Nova




Chaminé na zona da Fonte Nova | Rua de Baixo 






Fontes:

Por Caeiro


Aguarelas de Carreiras:
De João Salvador Martins
GoogleMaps

Sem comentários:

Enviar um comentário