domingo, 4 de maio de 2014

Poucas informações sobre grandes passagens!




VILA NOVA DE GAIA



Vista de Vila Nova de Gaia


Cidade portuguesa na região de Entre-Douro-e-Minho, com cerca de 302.300 habitantes, localizada na margem sul da foz do rio Douro e pertencente à Grande Área Metropolitana do Porto.

O nome das cidades de Porto e Gaia era frequentemente referidos em documentos contemporâneos como "villa de Portucale", e o condado do Reino da Galiza em torno da cidade denominado Portucalense. Este condado galego esteve na origem do posterior reino de Portugal.




Gaia é reconhecida sobretudo pela sua pujança agrícola, e teve um papel fundamental no desenvolvimento comercial do Vinho do Porto, fixando-se nela os armazéns das diversas companhias exportadoras.




A Judiaria de Vila Nova de Gaia localizava-se num local conhecido por Alto dos Judeus, entre Gaia e Vila Nova. Era habitada por Judeus armadores de barcos, que se dedicavam ao tráfego marítimo e mantinham relações comerciais com a França e outros países. Exportavam sal, frutos secos, peixe, cortiça. Importavam pimenta, incenso, anil, veludos e outras mercadorias vindas do Próximo Oriente. Mantinham ligações com os seus correlegionários do estrangeiro.




Em consequência da sua expulsão, em finais do século XVI e durante os séculos XVII e XVIII encontram-se cristãos-novos descendentes de Judeus da foz do Douro nas Terras de Santa Cruz, em São Tomé e na Angola. A presença destes na Madeira verifica-se no século XV. Em Cabo Verde decorre depois dos meados do século XVI, ligado às conversões forçadas. Também, nas colónias espanholas da América do Sul intensifica-se a partir do século XVII, nalguns casos a partir do Brasil.




Fontes:

(Por Caeiro)


Sem comentários:

Enviar um comentário