terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Metamorfoses de uma Cidade Medieval - Viseu



A coexistência entre a Comunidade Judaica e a Catedral de Viseu


Por Anísio Miguel de Sousa Saraiva
Centro de História da Sociedade e da Cultura - UC;
Centro de Estudos de História Religiosa – UCP
anisio@sapo.pt


Viseu, vista da cidade.


(…)A história da comuna judaica viseense inicia-se, portanto, nos finais do século XIII e, tal como sucede com a esmagadora maioria das localidades portuguesas, o seu estudo depende exclusivamente das informações constantes nas fontes cristãs, uma vez que desta comunidade não chegaram quaisquer testemunhos escritos a respeito da sua constituição ou do seu funcionamento. A imagem que hoje podemos construir dos judeus de Viseu é, assim, limitada ao resultado de uma leitura realizada de fora para dentro, ou seja, a partir do exterior deste grupo e circunscrita aos registos que a maioria cristã deixou nos seus centros de produção documental. No caso particular de Viseu, a base para o estudo da comuna hebraica encontra-se na chancelaria régia, mormente no que diz respeito à centúria de Quatrocentos[20], e, sobretudo, no rico repositório informativo do cartório do cabido da Sé viseense, de onde provém a esmagadora maioria das fontes para a história da presença judaica na cidade, agora por nós elencada e que compreende uma cronologia que se estende dos finais do século XIII até aos inícios do século XVI[21]. É especialmente através dos documentos produzidos ou recolhidos pelo cabido da catedral que se torna possível perscrutar as características e as linhas de inserção da minoria hebraica, numa leitura que se entrecruza, inevitavelmente, com a vida económica desta instituição eclesiástica, a mais importante de Viseu e de toda a região da Beira. A Sé, na condição de detentora de grande parte da propriedade urbana e peri-urbana da cidade, funcionou como um dos principais interlocutores no relacionamento entre judeus e cristãos, e exerceu uma forte influência nos mecanismos de organização sócio-espacial daquela minoria, o que desde logo se pode compreender se tivermos em conta o facto do cabido ser o proprietário de muitas das casas e dos bens habitados e emprazados por judeus[22].




Sé de Viseu, fachada © DGEMN


Cientes desta estreita ligação estabelecida entre o cabido da catedral e a comuna, examinemos então com mais pormenor as fontes e analisemos o que elas nos têm a dizer.
Situa-se em pleno reinado dionisino e a poucos anos do final do século XIII, mais concretamente em 1284, a primeira referência a um judeu habitante de Viseu,



Mais antiga referência documental a um judeu habitante em Viseu, 1284 (Janeiro) © DGARQ / ADVIS (Pergaminhos, m. 26, n. 16).


de nome Abraão e antigo proprietário de casas no Soar[23], que em 1293 foi indiciado pela justiça do rei, acusado de cobrar mais do dobro do montante de um empréstimo que concedera a um cristão da cidade[24]. Abraão residia com sua mulher Donti Dona numas casas em Cimo de Vila, na entrada sul do arrabalde de Viseu[25], junto das quais o casal possuía uma outra habitação com sobrado, que optou por alienar a um cónego da Sé, em Março de 1305[26].



Locais de fixação dos primeiros judeus de Viseu, sécs. XIII-XIV © Anísio M. S. Saraiva (2009).


Como testemunha do contrato de compra e venda deste imóvel aparece um outro judeu, chamado Bento, que, por certo, e juntamente com a família de Abraão, terá convivido com Abricio, também membro da comunidade judaica e morador, pelo ano de 1303, junto ao terreiro da ermida de S. Domingos[27]. Mostram-nos estas referências, apesar de esparsas, alguns dos nomes dos primeiros hebreus de Viseu que, na transição do século XIII para o XIV, se fixaram no arrabalde da cidade, mais concretamente junto a Cimo de Vila e a S. Domingos, habitando um espaço urbano também ocupado pela população cristã e situado numa zona privilegiada de acesso ao eixo viário que fazia a ligação a sul, em direcção a Coimbra[28]. Infelizmente, nada mais se conhece desta primeira comunidade hebraica, tão pouco o documento régio que eventualmente terá sancionado a sua formação[29]. Os registos documentais do século XIV mostram-se parcos em informações sobre este grupo, revelando-nos apenas sinais de aproximação à maioria religiosa, de que são exemplos o caso de um judeu convertido ao cristianismo[30] e alguns indícios de agitação entre os cristãos e esta minoria semita, ocorrida durante o reinado de D. Afonso IV. Referimo-nos a queixas que os oficiais do concelho fizeram chegar ao monarca reclamando da conduta do corregedor quando estanciava em Viseu, por frequentemente tomar para si e para a aposentadoria dos seus homens roupas e camas aos vizinhos cristãos, em vez de o fazer aos vizinhos judeus, como, aliás, mandava o costume antigo da cidade[31].



Localização da Judiaria de Viseu, segunda metade séc. XIV © Anísio M. S. Saraiva (2009).


Se estes primeiros dados apontam para a presença judaica no arrabalde citadino, pelos inícios do reinado de D. Pedro I (1357-1367) essa tendência de fixação mostra-se ter invertido, em favor da centralidade imposta pela Praça, na confluência da qual se situava a Rua da Triparia, que ligava aquele largo à não menos central e animada Rua das Tendas[32], onde, pouco antes de 1359, se regista a morada de um judeu chamado Jacob[33]. De facto, este dado leva-nos a suspeitar que, pelo começo da segunda metade de Trezentos, o bairro dos judeus já tivesse abandonado o arrabalde deslocando-se para este núcleo estratégico do centro urbano[34]. Prova disso surge anos mais tarde, em 1379, ao registarmos a primeira referência documental à sinagoga de Viseu, localizada nas imediações da Praça e da Triparia, mais precisamente numa das quelhas que partiam da rua das Tendas[35], por certo não muito afastada da Rua da Judiaria, documentada também pela primeira vez, em 1386[36]. Estas duas importantes referências permitem-nos, assim, inferir que este novo pólo de reunião e da vida da comuna judaica já se encontrava perfeitamente definido e organizado nesta zona privilegiada da cidade, entre os últimos anos do reinado de D. Fernando (1367-1383) e o princípio da governação de D. João I (1385-1433)[37]. O que, aliás, vem ao encontro das determinações das cortes de Elvas realizadas por D. Pedro I em 1361, que impuseram às comunidades semitas, entre um vasto conjunto de obrigações segregacionistas, o dever de se organizarem em judiarias, constituindo assim uma identidade espacial própria, definida em torno do seu centro ordenador formado pela sinagoga[38]. Se a isto ainda levarmos em conta que a construção deste templo, símbolo da vida espiritual e religiosa da comunidade, pressupunha a autorização do rei[39], fácil será concluir que a deslocação da comuna de Viseu para esta área da cidade e a consequente formação de uma nova judiaria terá sido um processo intencional, que mereceu o devido consentimento por parte da Coroa.

Deste modo ter-se-á concretizado mais um capítulo da história social e urbana de Viseu medieval que decorreu num período muito particular, profundamente marcado pela crise demográfica e cerealífera, agravado pelas sucessivas reincidências do trágico surto da Peste Negra, a que se juntaram, durante o reinado fernandino, três guerras com Castela, além da consequente crise dinástica portuguesa, dirimida durante a Crise de 1383-85, e do prolongamento das hostilidades com o reino vizinho até aos inícios do século XV. Foi sem dúvida um período de forte instabilidade e conflito, que se reflectiu na destruição e no despovoamento de Viseu, tragicamente atingida pelos saques e incêndios perpetrados pelas forças castelhanas em 1372, em 1385 e em 1396[40].

O restabelecimento da paz, nos alvores de Quatrocentos, tornou possível que a cidade se lançasse à ambiciosa tarefa do seu repovoamento e da sua reconstrução, carenciada de gente e de investimento capaz de a reerguer e de restabelecer o seu dinamismo económico e social. E aqui tudo leva a crer terem os judeus desempenhado um papel decisivo, pois muitos terão sido aqueles que vieram habitar a urbe viseense, provavelmente vindos de outras aldeias e vilas beirãs ou da vizinha Castela, escapando assim ao movimento antijudaico que há décadas grassava neste reino[41]. Disso mesmo nos dão conta os registos documentais quatrocentistas, que atestam um aumento exponencial do número de judeus em Viseu, bem como o empenho do cabido da Sé em reactivar a gestão da sua base patrimonial, através de uma firme política de emprazamentos de casas e pardieiros, dispersos um pouco por toda a cidade, procurando, em grande medida, reconstruir os seus imóveis e dinamizar a empobrecida economia capitular e urbana. O bairro judaico de Viseu fazia parte dessa rede imobiliária, razão por que encontramos, nestes primeiros anos do século XV, o cabido a emprazar a judeus umas casas na rua que dava acesso à sinagoga[42], ou a receber em doação um pardieiro na Judiaria, cuja localização as fontes passam a situar, com mais pormenor, nas imediações da rua das Tendas[43], a par da torre dos sinos da Sé[44] (no espaço que hoje corresponde à Rua da Senhora da Boa Morte).



Rua da Judiaria (actual Rua da Senhora da Boa Morte) © Anísio M. S. Saraiva (2009).


A proximidade espacial entre a catedral e a judiaria e os vínculos de natureza económica estabelecidos entre cristãos e judeus afiguram-se por demais evidentes. A Viseu de Quatrocentos ressurgia assim como um espaço dinâmico e multi-étnico, ao mesmo tempo que se reerguia das ruínas deixadas pela guerra e prosseguia a reorganização da sua malha urbana em função dos interesses de quem detinha a propriedade. Um dos episódios mais significativos deste processo reformador ocorreu logo entre 1415 e 1418, com a deslocalização da judiaria para uma zona contígua, igualmente bem situada, entre a Praça e a Rua das Tendas, mas mais afastada do perímetro da Sé (e que hoje corresponde à Rua da Senhora da Piedade)[45]. A razão desta nova mudança talvez a encontremos no crescimento da comunidade judia e na necessidade desta se arruar num espaço de maiores dimensões. Ao que também podemos acrescentar as relações de poder estabelecidas entre uma comuna mais numerosa e influente e uma maioria cristã também interessada em com ela coexistir, porque empenhada em ter o seu contributo na reconstrução da economia da cidade.



Localização da Judiaria Nova de Viseu, inícios séc. XV © Anísio M. S. Saraiva (2009).


Na verdade, se em 1415 os cónegos recebiam um pardieiro na rua da Judiaria, identificada junto à Torre dos Sinos[46], três anos depois, em 1418, o cabido emprazava a um clérigo uma casa nessa mesma rua, mas desta vez com a indicação de aí ter sido o antigo espaço de morada dos judeus[47]. Motivo pelo qual a partir desta data passou a ser identificado por rua da Judiaria Velha[48], em oposição à nova que então se organizava e edificava, em grande medida em terrenos de propriedade da Sé, e para onde se transferiu a sinagoga, agora também aí referenciada[49]. Só assim se explica que muitas das casas desse espaço, agora afecto à nova judiaria de Viseu, fossem exploradas e alvo da atenção do cabido da Sé, naturalmente atraído pela disponibilidade económica dos seus ocupantes e pela consequente perspectiva de obter um bom rendimento nas rendas a cobrar[50]. Este interesse patrimonial dos cónegos no novo bairro judaico, também conhecido noutras cidades episcopais, como Braga, Lamego e Évora, não impediu que alguns hebreus mais abonados tivessem acesso à propriedade, comprando e vendendo as suas casas de habitação, como aconteceu com Isaac Franco ou com Samuel Navarro[51].



Rua da Judiaria Nova (actual Rua da Senhora da Piedade) © Anísio M. S. Saraiva (2009).


No entanto, importa sublinhar que a mudança da judiaria, da rua contígua à Torre dos Sinos para este novo espaço, terá sido um processo gradual, caracterizado pela progressiva ocupação por cristãos das casas até aí ocupadas por judeus[52], enquanto alguns destes ainda aí permaneceram durante mais alguns anos. Lembremos os exemplos do ourives Mordafay ou de Jacob Catarribas, que os documentos do cabido referenciam, entre 1428 e 1439, como moradores na Judiaria Velha, junto das escadas traseiras da catedral e da Torre dos Sinos (depois chamada Torre do Relógio, por entretanto ter recebido esse mecanismo)[53]. Mas não só aqui registamos a morada de judeus; apesar de congregada num novo local a população hebraica espalhou-se pontualmente por zonas cristãs da cidade[54], seja nas movimentadas e comerciais Rua das Tendas[55] e Rua da Triparia[56], aliás próximas da judiaria[57], seja nas mais afastadas Rua da Vela de S. Domingos[58] ou na Rua das Quintãs[59], onde, inclusive, existiam casas de propriedade da comuna[60].



Localização de habitações judaicas, séc. XV © Anísio M. S. Saraiva (2009).


Pelas informações disponíveis percebemos estar perante uma comunidade judia numerosa e activa, dedicada a diferentes actividades económicas que animavam a cidade, como se depreende da variedade de ofícios mecânicos a que muitos dos seus membros se dedicavam, com particular interesse nas actividades de ferreiro[61], gibiteiro[62], ourives[63], sapateiro[64], tintureiro[65] e tecelão[66], em consentâneo com a não menos importante ligação ao sector agrícola, principalmente na exploração de vinhas[67], lagares e alguns olivais, também estes de propriedade da catedral e situados na área peri-urbana da cidade, sobretudo em Jugueiros[68], mas também na Arroteia[69], em Ranhados[70], na Mouta[71], em Sás[72], na Alagoa[73] e junto do rio Pavia[74].



Rei D. Duarte © Anísio M. S. Saraiva (2006).


Neste entrecruzar de espaços habitados e no bulício dos afazeres dos mesteres e dos trabalhos do campo, executados por cristãos e judeus, encontramos a génese do pulsar da nova cidade em que se tornou a Viseu de Quatrocentos. Porém, o quadro de coexistência pacífica que terá caracterizado o relacionamento destes dois grupos, assente na tolerância da maioria face à minoria, acabou por ganhar outros contornos ao longo do século XV como consequência do aumento da pressão segregacionista imposta pela política antijudaica da época[75]. Na verdade, se houve momentos em que a comuna de Viseu obteve a protecção e o patrocínio da Coroa, como aquele em que recebeu a confirmação dos seus privilégios, foros, liberdades e costumes, outorgada pelo rei D. Duarte, em 1433[76], outros houve em que foi o alvo das queixas da maioria cristã interessada agora em reforçar a secundarização da minoria judaica no quadro sócio-económico da cidade. A reclamação mais forte foi apresentada nas cortes realizadas em Évora, em 1444. Queria o concelho de Viseu aproveitar o facto de a cidade começar finalmente a ser amuralhada para solicitar ao rei a transferência da judiaria para um lugar mais afastado dentro do perímetro do muro, de forma a evitar o grande inconveniente de ter o bairro judaico em pleno centro urbano[77]. O infante regente D. Pedro concordou com o pedido, mas só quando a cidade estivesse efectivamente toda murada, o que ainda estava longe de ser uma realidade, razão por que a mudança da judiaria nunca se chegou a efectivar[78].



Antiga Praça de Viseu (actual Praça D. Duarte) © DGEMN


Anos mais tarde, em 1460, o concelho voltaria a reclamar em cortes, de novo reunidas em Évora, pedindo para que as vendas feitas por cristãos a judeus se realizassem primeiro na Praça da cidade e não na Judiaria, porque, em contrário, alegavam que as mercadorias quando chegavam ao mercado, depois de passarem pela rua dos judeus, já iam “çujas e dampnadas”[79]. Novos sinais de crispação e antagonismo foram dados oito anos depois, em 1468, desta vez pelos procuradores de Viseu às cortes de Santarém. Queixavam-se agora de haver judeus a habitar fora da Judiaria e do facto das casas deste bairro terem portas e janelas que tanto davam serventia para a própria Judiaria como para as casas de cristãos, resultando daí grande prejuízo e dano à cidade. Por essa razão solicitaram ao monarca que ordenasse aos judeus o encerramento de todas as portas e janelas que confrontassem com propriedade cristã, pedido a que o rei D. Afonso V prontamente anuiu[80]. O bairro judaico de Viseu ganharia assim a sua definitiva configuração, de espaço reservado, vedado aos olhares da cidade cristã, ao mesmo tempo que não permitia aos judeus a livre vizinhança com os demais elementos da maioria religiosa. À imagem do isolamento das casas judaicas juntava-se a do encerramento da rua da Judiaria, atestado desde 1455, através da colocação de portas em cada uma das suas extremidades, uma delas, aliás, situada na esquina da Rua da Triparia, junto a uma travessa que dava passagem para a Sé[81].



Rua da Judiaria Nova (actual Rua da Senhora da Piedade) © Anísio M. S. Saraiva (2009).


Os tempos anunciavam assim o eminente virar de página na já longa história de coexistência entre cristãos e judeus. O fim da convivência étnica em Portugal precipitava-se em resultado da conjuntura peninsular. O assalto sangrento à Judiaria Grande de Lisboa, ocorrido em Dezembro de 1449[82], pré-anunciou os ecos anti-semitas que mais tarde chegaram de Espanha, com a expulsão dos judeus da Andaluzia, a implantação da Inquisição em Castela e a consequente expulsão dos judeus, em 1492, facto que provocou sérias repercussões no equilíbrio sócio-político do nosso país[83]. Numerosos contingentes de judeus procuraram abrigo no reino português e colocaram o rei D. Manuel I perante a inevitabilidade de seguir a corrente antijudaica espanhola, mormente quando confrontado com uma imposição político-matrimonial que o levou a publicar, em 1496, o decreto da expulsão dos judeus que não aceitassem a conversão[84]. Desde esse momento muitos foram aqueles que abandonaram o reino e muitos foram os que se subjugaram à conversão ao catolicismo.

Em Viseu cedo estas mudanças ganhariam rosto, impondo transformações na topografia da cidade e nos elos de sociabilidade nela estabelecidos, durante os dois séculos de história da presença semita. A partir de 1498, a até então Rua da Judiaria abandona esse nome, passando a chamar-se Rua Nova, tendo muitos dos seus antigos moradores sido expulsos ou alvo de conversões forçadas[85]. A lembrar estes novos tempos da perseguição e da diáspora judaica ficou-nos o elucidativo testemunho de um emprazamento realizado pelo cabido da Sé, em Novembro de 1499. Nesse contrato os cónegos emprazaram a Diogo Henriques umas casas na Rua Nova que antes fora Judiaria, nas quais tinha vivido o seu pai, o judeu Josepe Rodriga, casas essas que confrontavam com outras habitações em que agora vivia Fernão Lopes, que em tempos se chamou Salomão Adida, e com casas de Henrique Lopes, que antes tivera o nome de Mosé Adida (cf. Fig. 15)[86].



Emprazamento de umas casas na Rua Nova «que foy Judaria», a Diogo Henriques, filho de judeus, 1499 (13 de Novembro) © DGARQ / ADVIS (Pergaminhos, m. 33, n. 26).


A alteração toponímica e onomástica bem patente no teor deste contrato converte-se em memória viva da profunda transformação por que passou a ocupação humana e territorial das nossas cidades, vilas e aldeias nestes finais de Quatrocentos. Daqui em diante, o rumo da sua história haveria de ser, irreversivelmente, outro.



Conclusão

Durante a Idade Média Viseu pontuou entre as demais cidades episcopais portuguesas como um espaço urbano de média dimensão, caracterizado pelo seu dinamismo económico e social, em muito potenciado pela sua localização privilegiada e pelo seu estatuto de centro eclesiástico, político e comercial. Ao carácter dinâmico, a cidade acrescentou o perfil multi-étnico da sua população, composta por cristãos mas também por judeus, de cuja presença em Viseu os primeiros testemunhos datam dos finais do século XIII, tendo como ponto de fixação o arrabalde citadino, nas imediações do principal eixo viário que ligava a cidade ao sul. Neste espaço a comunidade judaica foi-se enraizando e estabelecendo vínculos de natureza económica com o cabido da Sé, na qualidade de principal detentor da propriedade urbana da cidade, convertendo-se este num importante interlocutor no relacionamento entre a maioria cristã e a minoria judia durante todo o período medieval. A localização da comuna judaica na topografia da cidade viria a sofrer uma primeira e importante alteração nos inícios da segunda metade do século XIV, ao deslocar-se do arrabalde para o centro da urbe, sempre junto das principais vias de circulação mas agora mais perto do centro religioso, político e comercial citadino, delimitado pela Praça, pela catedral e pela Rua das Tendas. Iniciado o século XV e passadas as três décadas de guerras e destruições que deixaram a cidade praticamente em ruínas, Viseu lançou mãos a um intenso processo de reconstrução e de repovoamento do seu tecido urbano, no qual a comuna judaica também participou de forma activa. Tanto assim foi que, no seguimento deste movimento reconstrutivo impulsionado sobremaneira pelo cabido da catedral, a judiaria mudou pela segunda vez de localização, desta feita para uma rua maior, contígua à anterior e igualmente bem situada, entre a Praça e a Rua das Tendas, apenas um pouco mais afastada do perímetro da Sé e com maior possibilidade de expansão. Passou a ser neste espaço fechado em torno de si próprio que viveu a grande maioria da comunidade judaica viseense durante a centúria de Quatrocentos, até o decreto régio de 1496 sentenciar a sua expulsão. Aqui, na Judiaria Nova, a comuna viseense atingiu a sua maior expressão enquanto grupo minoritário inicialmente tolerado pela maioria cristã, mas que ao longo do século XV viu ser transformado esse padrão de coexistência e até de cooperação entre as duas comunidades num relacionamento declaradamente segregacionista, o que de todo não impediu a comunidade judaica de participar activamente na revitalização da economia e de cooperar com o cabido da Sé no processo de reconstrução e de reanimação do tecido urbano de Viseu ao longo do século XV.



Fonte:

Anísio Miguel de Sousa Saraiva




Fontes manuscritas:


Arquivo Distrital de Viseu (ADVIS)

Pergaminhos, m. 00 (n. 4, 44, 58, 161, 185, 328, 337); m. 09 (n. 12, 14); m. 15 (n. 15, 46); m. 16 (n. 39); m. 18 (n. 09, 72, 76, 109); m. 19 (n. 19 verso, 79); m. 20 (n. 91); m. 21 (n. 74); m. 22 (n. 04, 20); m. 23 (n. 49, 67); m. 25 (n. 18b); m. 26 (n. 16); m. 28 (n. 55); m. 30 (n. 10); m. 32 (n. 22, 37); m. 33 (n. 07, 08, 26, 44); m. 34 (n. 06, 44); m. 35 (n. 17, 26, 27, 45b); m. 36 (n. 50); m. 37 (n. 04); m. 38 (n. 36a, 50); m. 39 (n. 06, 12, 15); m. 40 (n. 31); m. 41 (n. 11, 32); m. 42 (n. 03); m. 43 (n. 06, 24, 32, 33, 35, 46); m. 44 (n. 14, 18, 24, 31); m. 46 (n. 14, 35); m. 47 (n. 18, 19, 29, 35); m. 48 (n. 07, 36, 47, 48, 50); m. 49 (n. 11, 12, 15, 17, 63); m. 50 (n. 31, 81).

Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT)

Leitura Nova, Beira, Liv. 2.

Sé de Viseu, Documentos Régios, m. 1 (n. 23).

Fontes impressas:

Chancelarias Portuguesas: D. Afonso IV. Org. A. H. de Oliveira Marques, vol. 2. Lisboa: INIC-CEH/UNL, 1990.

Chancelarias Portuguesas: D. Duarte. Vol. 1, Tomo 1. Org. João José Alves Dias. Lisboa: CEH-UNL, 1998.

Chancelarias Portuguesas: D. João I. Vol. 1, T. 1. Org. João José Alves Dias. Lisboa: CEH-UNL, 2004.



Bibliografia:


ANDRADE, Amélia Aguiar – O desaparecimento espacial das judiarias nos núcleos urbanos portugueses de finais da Idade Média: o caso de Lisboa. In Estudos de Homenagem ao Prof. Doutor José Marques. Vol. 1. Porto: Faculdade de Letras, 2006, p. 143-163.

ANTUNES, José – Acerca da liberdade de religião na Idade Média: mouros e judeus perante um problema teológico-canónico. Revista de História das Ideias. 11 (1989) 63-84.

ATLAS de cidades medievais portuguesas: séculos XII-XV. Vol. 1. Lisboa: INIC, 1990.

BALLESTEROS, C. – A judiaria e a sinagoga medieval de Évora. In Os judeus sefarditas entre Portugal, Espanha e Marrocos. Lisboa: Colibri, 2004, p. 191-218.

BARROS, Henrique da Gama – Comunas de Judeus e comunas de mouros em Portugal em tempos passados. Revista Lusitana. 34 (1936) 259-260.

BEIRANTE, Maria Ângela – As mancebias nas cidades medievais portuguesas. In O ar da cidade: ensaios de história medieval e moderna. Lisboa: Ed. Colibri, 2008, p. 7-24.

BEIRANTE, Maria Ângela – Espaços públicos nas cidades portuguesas medievais: Santarém e Évora. In O ar da cidade. Ensaios de História Medieval e Moderna. Lisboa: Ed. Colibri, 2008, p. 182-183.

BEIRANTE, Maria Ângela – Évora na Idade Média. Lisboa: FCG/JNICT, 1995.

CASTILHO, Liliana Andrade – O centro histórico de Viseu. Beira Alta. 63-3/4 (2004) 330-336.

CHORÃO, J. – Islão e cristianismo: entre a tolerância e a guerra santa. In História Religiosa de Portugal. Vol. 1: Formação e Limites da Cristandade. Rio de Mouro: Círculo de Leitores, 2000, p. 102-116.

COELHO, Maria Helena da Cruz – O concelho e senhorio de Viseu em Cortes. In Actas do congresso infante D. Henrique, Viseu e os Descobrimentos. Viseu: Câmara Municipal, 1995, p. 93 e 102.

CORDEIRO, Maria Teresa Gomes – Adonai nos cárceres da Inquisição – os cristãos-novos de Viseu quinhentista. Viseu: Arqueohoje/Projecto Património, 2010.

CORDEIRO, Maria Teresa Gomes – Cristãos-novos, a raia e o êxodo para Castela: a entrada da Inquisição em Viseu (1637). Guarda: Centro de Estudos Ibéricos, 2007.

DIAS, Geraldo Coelho – Presença de judeus no Porto: da Idade Média à Modernidade. In Os reinos ibéricos na Idade Média. Vol. 1. Porto: Livraria Civilização, 2003, p. 424-440.

GASPAR, Jorge – A cidade portuguesa na Idade Média: aspectos da estrutura física e desenvolvimento funcional. In La ciudad hispanica durante los siglos XIII al XVI. Actas do colóquio. Madrid: Universidad Complutense, 1982, p. 134-136.

GOMES, Rita Costa – Um microcosmos citadino: a judiaria medieval da Guarda. In Guarda, história e cultura judaica. Guarda: Museu, 2000.

GOMES, Saul – A comuna judaica de Leiria das origens à expulsão: introdução ao seu estudo histórico e documental. Lisboa: Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste», 2010.

GOMES, Saul – A comunidade judaica de Coimbra medieval. Coimbra: INATEL, 2003.

GOMES, Saul – A mouraria de Leiria: problemas sobre a presença moura no centro do país. Estudos Orientais. 2 (1991) 155-177.

GOMES, Saul – Ser-se judeu na Coimbra medieval. In Minorias étnicas e religiosas em Portugal: história e actividade. Actas do Curso de Inverno. Coimbra: [s.n.], 2003, p. 61-82.

GONÇALVES, Iria – Para o estudo da área de influência do Porto nos fins do século XIV. In Um olhar sobre a cidade medieval. Cascais: Patrimonia, 1996, p. 139-152.

IZQUIERDO BENITO, Ricardo – Los conflitos sócio-religiosos en las ciudades medievales castellanas. In La conviencia en las ciudades medievales. Nájera. Encuentros Internacionales del Medievo 2007. Logroño: Instituto de Estudios Riojanos, 2008, p. 84-100.

LÓPEZ BELTRÁN, María Teresa – La prostitución en el reino de Granada a finales de la Edad Media. Málaga: Centro de Ediciones de la Diputación, 2003.

MAGALHÃES, Joaquim Romero de – Os cristãos-novos: da integração à segregação. In História de Portugal. Dir. José Mattoso, vol. 3. Rio de Mouro: Círculo de Leitores, 1993, p. 475-476.

MARQUES, A. H. de Oliveira – A constituição de um condado. In Nova História de Portugal. Dir. Joel Serrão e A. H. de Oliveira Marques. Vol. 3: Portugal em definição de fronteiras (1096-1325). Coord. Maria Helena Coelho e Armando Carvalho Homem. Lisboa: Ed. Presença, 1996, p. 11-23.

MARQUES, A. H. de Oliveira – Introdução à história da cidade medieval portuguesa. In Novos ensaios de história medieval portuguesa. Lisboa: Presença, 1988, p. 13-42.

MARQUES, A. H. de Oliveira – O surto urbano, a moeda e os preços. In Nova História de Portugal. Dir. Joel Serrão e A. H. de Oliveira Marques. Vol. IV: Portugal na Crise dos Séculos XIV e XV. Lisboa: Presença, 1987, p. 187-190.

MARQUES, José – A contenda do cabido com os judeus de Braga, na segunda metade do século XV. Revista Altitude. 4 (1981) 29-32.

MARQUES, José – As judiarias de Braga e de Guimarães no século XV. In Xudeus e Conversos na Historia. Congreso Internacional, Ribadavia, 1991. Vol. 2. Santiago de Compostela: Editorial de la Historia, 1994, p. 351-363.

MATTOSO, José – Dois séculos de vicissitudes políticas. In História de Portugal. Dir. José Mattoso. Vol. 2: A monarquia feudal (1096-1480). Rio de Mouro: Círculo de Leitores, 1992, p. 23-64.

MATTOSO, José – Os concelhos. In História de Portugal. Vol. II: A monarquia feudal (1096-1480). Dir. José Mattoso. Rio de Mouro: Círculo de Leitores, 1992, p. 207-211.

MOLINA MOLINA, Ángel Luis – La prostitución en la Castilla bajomedieval. Clio & Crimen. 5 (2008) 138-150.

MOLINA MOLINA, Ángel Luis – Mujeres públicas, mujeres secretas: la prostitución y su mundo (siglos XIII-XVII). Murcia: Editorial KR, 1998.

MONTEIRO, Isabel – A judiaria de Viseu. Monumentos. 13 (2000) 57-61.

MONTEIRO, Isabel – Os judeus na região de Viseu. Viseu: RTDL, 1997.

MONTEIRO, Isabel – Viseu a identidade histórica: o próximo como o “outro”. VISEU.M. 1 (2008) 142-163.

MORENO, Humberto Baquero – Movimentos sociais antijudaicos em Portugal no século XV. In Marginalidade e conflitos sociais em Portugal nos séculos XIV e XV. Estudos de História. Lisboa: Ed. Presença, 1985, p. 79-88.

MORENO, Humberto Baquero – Reflexos na cidade do Porto da entrada dos conversos em Portugal nos fins do século XV. In Marginalidade e conflitos sociais em Portugal nos séculos XIV e XV. Estudos de História. Lisboa: Ed. Presença, 1985, p. 133-160.

MOUTA, J. Henriques – Panorâmica e dinâmica de Viseu medieval. I: Toponímia. Beira Alta. 27-2 (1968) 281-300.

NERY, António de Seixas – O cabido de Viseu nos inícios da Idade Moderna, senhorio e rendas (1400-1500). Porto: FLUP, 1996 (Tese de Mestrado).

RIBEIRO, Maria do Carmo Franco – Braga entre a época romana e a Idade Moderna: uma metodologia de análise para a leitura da evolução da paisagem urbana. Braga: Universidade do Minho, 2008 (Tese de Doutoramento).

SARAIVA, Anísio Miguel de Sousa – A cidade de Viseu no rasto da guerra: dos conflitos fernandinos à paz definitiva com Castela. In A Guerra e a Sociedade na Idade Média. Actas das VI Jornadas Luso-Espanholas de Estudos Medievais (2008). Vol. 1. [Torres Novas]: SPEM, 2009, p. 323-358.

SARAIVA, Anísio Miguel de Sousa – A inserção urbana das catedrais medievais portuguesas: o caso da catedral de Lamego. In Catedral y ciudad medieval en la Península Ibérica. Eds. Eduardo Carrero y Daniel Rico. Múrcia: Nausícaä, 2004, p. 243-245.

TAVARES, Maria José Ferro – O difícil diálogo entre judaísmo e cristianismo. In História Religiosa de Portugal. Dir. Carlos Moreira Azevedo. Vol. 1: Formação e limites da cristandade. Coord. Ana Maria Jorge e Ana Maria Rodrigues. Rio de Mouro: Círculo de Leitores, 2000, p. 53-54.

TAVARES, Maria José Ferro – Os judeus em Portugal no século XIV. Lisboa: Guimarães Ed., 1979.

TAVARES, Maria José Ferro – Os judeus em Portugal no século XV. 2 vols. Lisboa: UNL-INIC, 1982-1984.

TAVARES, Maria José Ferro – Os judeus na Beira Interior. In Guarda, história e cultura judaica. Guarda: Museu, 2000.

TAVARES, Maria José Ferro – Pobres, minorias e marginais: localização no espaço urbano. In A Cidade. Jornadas inter e pluridisciplinares. Vol. 1. Lisboa: Universidade Aberta, 1993, p. 141-153.

TAVARES, Maria José Ferro – Revoltas contra os judeus no Portugal medieval. Revista de História das Ideias. 6 (1984) 165-167.

TRINDADE, Luísa – Jewish communities in portuguese late medieval cities: space and identity. In Religion, ritual and mythology: aspects of identity formation in Europe. Pisa: University Press, 2006, p. 68-73.

TRINDADE, Luísa – Urbanismo na composição de Portugal. Coimbra: FLUC, 2009 (Tese de Doutoramento).

VENTURA, Leontina – D. Afonso III. Rio de Mouro: Círculo de Leitores, 2006.

VENTURA, Margarida Garcez – Contributo para uma leitura social do espaço na Lisboa quatrocentista: o debate sobre a localização das judiarias. Revista Portuguesa de História. 36-1 (2002/2003) 229-240.

2 comentários:

  1. Caro Sr. Saraiva!!

    Saudações a partir do Brasil. Tenho buscado, sem muito sucesso, informações sobre famílias de judeus que viveram em Viseu pelos século XVI a XIX. O senhor saberia informar se existe uma lista de membros da Sinagoga de Viseu ou mesmo dos moradores da Rua da Judiaria?

    Grato desde já,

    André Menezes

    ResponderEliminar
  2. Caro Sr. André Menezes, desde já grata por visitar o meu blog, mas como pode verificar nas fontes, este não é o original, pelo que para contactar o autor do mesmo, deverá tentar este link que está mais acima mencionado: http://ucp.academia.edu/An%C3%ADsioMigueldeSousaSARAIVA

    Espero ter sido útil.

    Ziva David

    ResponderEliminar