sábado, 11 de janeiro de 2014

Joshua Benoliel no Museu de Portalegre!



Exposição no Museu Municipal de Portalegre, dia 17 de Janeiro, pelas 17h00.



Joshua Benoliel OSE (Lisboa, 13 de Janeiro de 1873 - Lisboa, 3 de Fevereiro de 1932) foi um fotógrafo e jornalista de Portugal, considerado por muitos, o maior fotógrafo português do início do século XX.



Joshua Benoliel


Judeu, descendente de uma família hebraica que se instalara em Gibraltar. Considerado o criador em Portugal da reportagem fotográfica. Fez a cobertura jornalística dos grandes acontecimentos da sua época, acompanhando os reis D. Carlos e D. Manuel II nas suas viagens ao estrangeiro, assim como a Revolução de 1910, as revoltas monárquicas durante a Primeira República, assim como exército português que combateu na Flandres durante a Primeira Guerra Mundial. As suas fotografias caracterizam-se pelo intimismo e humanismo com que abordava os temas.






Trabalhou para o jornal O Século e para a revista do mesmo jornal, a Ilustração Portugueza (disponível na Hemeroteca Digital) bem como para o Ocidente e Panorama, revistas da altura, e destacou-se como colaborador fotográfico nas revistas Atlântida 1915-1920 e Brasil-Portugal 1899-1914.

A 13 de Dezembro de 1921 foi feito Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada.



Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário