quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

O Purim das cortinas!



Dia 22 de Tevet na história judaica


Purim das Cortinas (1623)



Após um respeitado membro da comunidade judaica ter sido falsamente acusado de ter roubado as cortinas do palácio do governador, os judeus de Praga corriam perigo de vida. Depois de uma intervenção milagrosa, o verdadeiro culpado confessou seu crime fazendo com que os judeus da cidade celebrassem o evento que ficou conhecido como “O Purim das Cortinas” para agradecer a D’us pela milagrosa salvação.


Por Gershon Kranzler 
                      


Provavelmente você pensa que eu estou a brincar, e que o relacionamento entre Purim e cortinas não passa de uma anedota. Bem você está errado. Houve realmente um Purim das Cortinas, originalmente chamado "Purim Vorhang", e como o primeiro Purim de Shushan e os outros Purim celebrados em diferentes países, este celebra a miraculosa salvação de uma comunidade judaica das mãos de seus inimigos.




O Purim das Cortinas costumava ser celebrado no meio do inverno, a 22 de Tevet, dois meses antes do nosso Purim regular. Sua história aconteceu há mais de trezentos anos no outrora famoso Grande Gueto Judeu de Praga, na Boémia (…).



Clique no link abaixo para ler a história completa:

Sem comentários:

Enviar um comentário