segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Descobrindo o passado judaico da Jamaica




Foto por Cynthia Edorh / Getty


No grande caldeirão do Caribe, um grupo é largamente ignorado: os refugiados judeus que lá se instalaram há séculos atrás. Os seus descendentes estão agora a desenterrar cemitérios para recuperar um pedaço da história.



Fragmento de uma Lápide
Foto de Debra A. Klein


Aqui, juntei-me a um punhado de voluntários, não para percorrer as águas do Caribe, mas sim para reencontrar o passado. Passamos metade da semana a documentar um dos mais antigos cemitérios judaicos da ilha, e em seguida, iniciámos uma aventura ao estilo do Indiana Jones até à costa para encontrar um cemitério escondido que tínhamos boas razões para acreditar que se encontrava num quintal de uma pacata cidade de Savanna-La-Mar.

Concentrando-me na aventura tornou-se mais fácil encobrir o fato perturbador de que a primeira metade da semana eu estaria no centro de Kingston, notoriamente um dos mais perigosos lugares do Caribe.

Kingston também é o lar da maioria da população judaica da Jamaica, como tem sido ao longo dos séculos. Antes dos ingleses chegarem, Jamaica pertencia à família Columbus, figura importante na comunidade judaica, de acordo com os estudiosos.

Eles eram refugiados da Inquisição, os judeus que emigraram para a prática de religião nas tolerantes colónias holandesas e inglesas do Novo Mundo. Alguns fundaram uma sinagoga no Recife, Brasil , depois espalharam-se por todo o Caribe. Além dos conhecidos sítios históricos judaicos em Barbados, Curação e St. Thomas, também houve outrora prósperas comunidades em Cuba, St. Kitts & Nevis, St. Eustatius e, ainda, tal como na Jamaica, a maioria das evidências históricas também se têm perdido através do crescimento excessivo de novas gerações e muitas negligências.

Ainsley Henriques, habitante e filho de uma quarta geração jamaicana de descendência judaica atraiu Rachel Frankel, uma arquiteta de Nova Iorque, levou-a a visitar a ilha e acabou por a envolver, mostrando-lhe o mais antigo cemitério judaico, que remonta a 1672, na Baía de Hunt. 








"Foi um arquivo ao ar livre, mas tão ou mais importante que muitos documentos", Frankel, uma pessoa acessível deixou-se levar pelo conselheiro do acampamento, diz. "Não há arte na forma como o cemitério está colocado mas ele diz-nos muito sobre a comunidade." E o que disse Frankel, agora vice-presidente do Inquérito Internacional dos Monumentos judeus, foi que ela teve que voltar para documentar os cemitérios estabelecidos, e olhar para aqueles que se mantinham perdidos no tempo e na memória. Ela está trazendo pequenos grupos para a Jamaica desde 2007, mas que nem são suficientes para um minian (quorum de dez).




Nosso trabalho começou em Kingston, no Cemitério Orange Street no calor do dia. Descobrimos o significado das escritas nas lápides e de seguida, pudemos ler alguns sobrenomes familiares: De Costas, De Cordova, e Lopez. A maioria das pedras tinha inscrições em Inglês e hebraico. As pedras mais antigas foram aqui colocadas mas vieram de um cemitério diferente e têm também algumas inscrições em português. 



Dentro Orange Street Cemitério. 
Foto deDebra A. Klein


Enquanto descansávamos na sombra do santuário, David Matalon, um membro da comunidade, juntou-se a nós e afirmou: "Este é o futuro do povo judeu ", disse ele, olhando através da Estrela de David nas barras da janela. "Se você não gerenciar o seu passado, como poderá cuidar do seu futuro?"

Já ao anoitecer partimos para Alligator Pond, uma pequena comunidade a pouca distância de Rowe Corner, onde existe um cemitério que o grupo de Rachel tinha documentado no ano anterior.

Esse local de enterro parecia algo saído de um filme, uma selva que se percorria vagando-se por túneis de arbustos junto à estrada e subindo escadas sem identificação. Era difícil não pensar nele como um útero, especialmente quando vi que muitas das lápides salientes tinham nomes de crianças que morreram antes dos dez anos.

Rachel voltou com as direções e um nome, alguém do escritório de advocacia que poderia reconhecer o dono da casa mistério. Chegamos a um prédio, e minutos depois, a Sra. Williams, dona da casa, juntou-se a nós. Ela parecia estranhamente alegre para alguém cujo quintal estava prestes a ser “levemente escavado”.

Ela sabia sobre o cemitério, disse-nos, e dirigiu-nos para fora da estrada principal por uma rua estreita. Paramos em frente a um prédio de escritórios de dois andares, e ruidosamente descemos do autocarro com pacotes e ferramentas.

Uma volta rápida por um pequeno stand de bananeiras e plantas de mandioca levou-nos a uma clareira e em seguida de volta os outros séculos. 

De acordo com o nosso livro, em 1768, um jamaicano chamado José Da Silva doou dinheiro para uns portões de ferro e um muro delimitador, parte deste ainda estava de pé em 1930. Não havia portas, apenas esgrima, separando-nos dos homens de uma garagem ao lado que pararam o que estavam a fazer para observar os estranhos que descem pelas ervas daninhas da sua vizinha. Um grande monte de recortes nítidos dominou o resto do quintal que se estendia a uma cerca de madeira.

Ali, cantos e outros fragmentos de lápides desgastadas furavam um tapete de mato muito denso. Como o chão sob os pés crescia extraordinariamente de forma irregular, eu tive cuidado e preocupei – me pois percebi que podia estar a pisar em túmulos.



Foto deDebra A. Klein


Os moradores rapidamente se juntaram ao esforço para ajudar a desenterrar os caroços e desvendar as primeiras curvas, e em seguida lajes inteiras de lápides.

Com luvas de trabalho, pás e graxa os nódulos voltaram-se para as pedras e as pedras contavam-nos as histórias das pessoas que lá descansavam e que não eram perturbadas há séculos. Mais três homens surgiram no quintal. Um disse que tinha ouvido falar sobre um cemitério.

Logo, os únicos sons eram o barulho de uma pá e pancadas do lixo ao ser movido. Uma intensa explosão do canto dos pássaros parecia perfeitamente programada para acompanhar o nosso ritmo acelerado.

"Sarah! Encontrei Sarah! "Gritou um membro do nosso grupo… As lápides insinuavam a sua história, e o nosso livro ia ficando cheio de detalhes.

Em 1700, o marido de Sarah correspondia-se com um comerciante em Newport, RI (com o mesmo sobrenome) e disse-lhe que a sua esposa morreu ao dar à luz o seu nono filho, a 26 de março de 1767. "A esposa Sarah Lopes de Abraão Lopes, 26 de Marco de 1767" foi inscrito na pedra em Português. Sara e Abraão, mesmo sem educação religiosa formal, eu reconheci a importância que tinha para eles encontrarem este casal. E se ele tivesse estado neste mesmo lugar, pensando na sua esposa, enquanto escrevia esta carta? Centenas de anos depois, aqui estamos nós, lembrando-nos dela novamente.

Nós polvilhámos farinha sobre as outras pedras e fragmentos gravados para facilitar as suas inscrições e ficarem mais fáceis de decifrar, assim, os tradutores de hebraico poderiam fazer o seu trabalho. O que não precisava de tradução eram as datas: 03 de outubro de 1780. Alguém mencionou um furacão. Nós pegamos nos nossos telemóveis e fomos ao Google que nos deu uma resposta: Em 1780, uma enorme tempestade tinha golpeado a região, junto com uma onda de 20 pés. O furacão de Savanna-La-Mar mudou-se de seguida para Cuba, matando mais de 1.000 pessoas no total. Foi uma das piores temporadas de furacões do Atlântico. As idades das vítimas variaram entre vinte e poucos anos e os cinquenta.

Nós trabalhamos rapidamente para gravar as nossas descobertas. No nosso livro de décadas tínhamos apenas listadas três pedras completas e dois fragmentos, e de repente em algumas horas, tínhamos descoberto mais cinco.

Formamos um círculo, inclinamos as nossas cabeças e num círculo de dez, apenas metade dos quais eram judeus, alguém recitou as palavras do Kaddish, a oração judaica para os mortos.


Por Debra A. Klein



Fontes:


1 comentário:

  1. Descobri hoje essas historias fantásticas de Judeus que viveram na Jamaica há seculos. Para mim são coisas tão preciosas ter conhecimento desse povo que é a nação escolhida de Deus.
    Sou descendente, mas não sigo a tradição; sou cristã. Meu pai se chamava Abraham Sicsu, e era cristão também. Parabéns pela matéria tão especial

    ResponderEliminar