domingo, 4 de agosto de 2013

O Trompetista Ziggy Elman




Harry Aaron Finkelman (26 de Maio de 1914 - 26 de Junho de 1968), mais conhecido pelo nome artístico Ziggy Elman, foi um americano trompetista dedicado ao Jazz. Ele nasceu em Filadélfia, Pensilvânia, mas sua família estabeleceu-se em Atlantic City, quando ele tinha apenas quatro anos.



Seu pai foi um violinista e esperava que Harry fosse também tocar violino. Embora ele tenha aprendido a tocar violino, Harry preferia os instrumentos de bronze. Ele começou a tocar em casamentos judaicos e em casas noturnas aos 15 anos, e em 1932 fez sua primeira gravação onde tocou trombone. Em algum momento na década ele adotou o nome Ziggy Elman. Elman é uma abreviatura de Finkelman enquanto "Ziggy" é acreditado para ser uma referência para Florenz Ziegfeld.





Em 1936 Elman juntou-se a Benny Goodman orquestra como trompetista depois de tocar um pouco com Alex Bertha, uma grande banda local no Steel Pier de Atlantic City, onde Goodman ouviu e ficou impressionado. A sua composição 1939 "E os anjos cantam", com letra de Johnny Mercer, (originalmente gravada em Dezembro de 1938 pela sua própria banda como um instrumental, "Frailach Em Swing") tornou-se a música número um do país.





Após seu trabalho com Goodman, Elman juntou à sua banda, Tommy Dorsey e também tocou como um membro das forças armadas durante a guerra. Amava a música frailach, mais tarde conhecido como klezmer, e fez algumas gravações das mesmas com Mickey Katz. No período de 1940-1947, ele foi homenageado pela revista Down Beat Readers Poll seis vezes. Em 1947, ele já conduzia as suas próprias bandas.





Na década de 1950, a música tinha mudado e as big bands havia diminuído e por um tempo ele trabalhou no entretenimento. Nesta década, ele apareceu em alguns filmes como sendo ele mesmo (o músico). 





Em 1956, ele teve um ataque cardíaco e viu-se obrigado a reduzir a sua carreira musical. Até o final da década de 1950 ele estava financeiramente arruinado e teve que trabalhar numa concessionária de carros. 


Em 1961, foi visto num banco alimentar por um grande número de pessoas; ele estava praticamente falido. Mais tarde, ele trabalhou em uma loja de música e ensinou trompete a alguns músicos. Ele morreu em 1968 aos 54 anos e foi enterrado no Mount Sinai Memorial Park Cemetery , em Los Angeles.



Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário