segunda-feira, 1 de julho de 2013

Moses ben Jacob Cordovero




Moisés ben Jacob Cordovero, (1522-1570), em hebraico: 
משה קורדובירוfoi uma figura central no desenvolvimento histórico da Cabala e líder de uma escola mística em Safed no século XVI, em Israel. Moisés é também conhecido pela sigla Ramak.




  Safed, a cidade da Cabala.


Influenciado pelo sucesso anterior da filosofia judaica na articulação de um estudo racional do pensamento judeu, Moshe Cordovero foi o primeiro a integrar a interpretação cabalística nas anteriores e diferentes escolas.



Como um místico inspirado pela imagem opaca do Zohar, Cordoverian utilizou a Cabala como sendo uma estrutura conceitual de evolução de causa e efeito a partir do infinito ao finito sistematicamente, o método do discurso ao estilo filosófico ocupou-se mais eficazmente na descrição de um processo que reflete a lógica sequencial e coerente. As suas obras enciclopédicas tornaram-se num palco central no desenvolvimento da Cabala.






Imediatamente após Moshe, em Safed, Isaac Luria articulou um sistema posterior de teologia cabalística, com novas doutrinas supra-racionais de reformulação do pensamento cabalísticos anteriores. Ambas as articulações do Renascimento místico do século XVI em Safed deu à Cabala uma proeminência intelectual do Racionalismo Medieval rival, cuja influência social sobre o judaísmo tinha diminuíram após a expulsão da Espanha.




O local do seu nascimento é desconhecido, mas o nome Cordovero indica que a sua família teve origem em Córdoba, Espanha e, talvez tivessem fugido de lá na expulsão de 1492 durante a Inquisição Espanhola. Porém, a sua assinatura hebraica, [Cordoeiro] sugere fortemente uma residência de longa duração em Portugal.


O Ramak foi levado para Safed, Israel, a cidade que estava prestes a tornar-se famosa na criatividade mística da Cabala. Apesar de não estar envolvido nos estudos místicos até seu vigésimo ano, Ramak acabou por ganhar uma reputação de génio extraordinário e de um escritor prolífico. 




Pintura de Harold Rotenberg - Safed



Além de seu conhecimento na Cabala, ele foi um estudioso do Talmude e um homem no comando do domínio do pensamento filosófico judeu que foi respeitado em ambos os campos. Ao contrário da crença popular, Ramak não foi um dos rabinos que receberam a “semicha especial” ("ordenação") como por exemplo, o Rabbi Jacob Berab em 1538, ao lado do rabino Yosef Karo (professor de Cordovero na Halachá), o rabino Moshe de Trani, o rabino Yosef Sagis, e o rabino Moshe Alshich. Como um todo, as contribuições de Ramak ficaram para a posteridade na Cabala especulativa. Porém durante a sua vida, ele foi o chefe da renomada Yeshiva dos imigrantes portugueses em Safed.




Pintura de David Gilboa
 Sinagoga Ari-Safed 



De acordo com seu próprio testemunho, na introdução de "Pardes Rimonim", em 1542, com a idade de vinte anos, Ramak ouviu uma "voz celestial", exortando-o a estudar a Cabala com seu cunhado, o rabino Shlomo Alkabetz,  o compositor da mística canção Lecha Dodi. Ele foi, assim, iniciado nos mistérios do Zohar. O jovem Ramak não só dominava o texto, como organizou os temas cabalísticos levando um dia a apresentá-los de uma forma organizada. Isto levou à composição de seu primeiro livro, Pardes Rimonim ("Pomar de Romãs"), que foi concluída em 1548 e garantiu a reputação de Ramak como um cabalista brilhante e um pensador lúcido. 



Os Pardes, como é conhecido, foi uma sistematização de todo o pensamento cabalisto até aquele momento e contou com a tentativa do autor numa reconciliação das várias escolas iniciais com os ensinamentos conceituais do Zohar, a fim de demonstrar a unidade essencial filosófica e auto-consistente como base da Cabala. 






O seu segundo trabalho - uma magnum opus  intitulado Ohr Yakar ("Light Precious") - foi um volume de 16 comentários na literatura Zoharic em sua totalidade e um trabalho para o qual Ramak dedicou parte de sua vida (a publicação moderna desta grande obra tem começou durante meados dos anos 1960 e chegou a fruição parcial, em 2004, Jerusalém, embora o conjunto de 23 volumes deixou de fora cerca de dois terços do Tikkunei Zohar; volumes adicionais estão ainda a ser publicado). Algumas partes da Ohr Yakar foram publicadas em títulos, tais como Shiur Qomah, Tefilah le-Moshe etc.




Outro livro pelo qual Ramak também é conhecido é o Tomer Devorah ("Palmeira de Débora"), no qual ele utiliza os conceitos cabalistas das sefirot ("atributos divinos") para iluminar um sistema de moral e ética. 







Um outro é o Ohr Neerav, é uma justificativa e insistência sobre a importância do estudo da Cabala e uma introdução aos métodos explicados em Pardes Rimonim, Elimah Rabbati, um tratado altamente abstrato em preocupações cabalísticas giram em torno da Divindade e sua relação com o Sefirot, e Sefer Gerushin, uma composição curta e íntima, que apresenta a inclinação altamente devocionária de Ramak, bem como seu ascetismo e devoção religiosa. 




Certas partes das obras de RAMAK ainda estão em forma de manuscritos, enquanto seus escritos existentes sugerem muitas outras composições que ele tinha destinado escrever ou tinha realmente escrito, mas foram perdidas.


Por volta de 1550, Ramak fundou a academia de Cabala em Safed, Israel, a qual liderou durante mais ou menos vinte anos, até sua morte. Segundo a lenda judaica, foi relatado que o profeta Elias revelou-se a ele. Entre os seus discípulos estavam muitos dos iluminados de Safed, incluindo o rabino Eliyahu de Vidas, autor de Reshit Chochmá ("Beginning of Wisdom"), e o rabino Chaim Vital, que mais tarde se tornou o gravador oficial e disseminador dos ensinamentos de Rabi Isaac Luria.




Em Safed


Assinala-se hoje, dia 23 de Tamuz de 5773, na história judaica, mas um yahrtzeit (data de falecimento), do Ramak, que se encontra sepultado em Safed.




Cordovero's grave in Safed



Fontes:



Sem comentários:

Enviar um comentário