quinta-feira, 9 de maio de 2013

Manasseh ben Israel



O primeiro rabino português formado em Amesterdão

Menasseh ben Israel, 1642


Menasseh ben Israel, nascido em 1604 na Madeira (Portugal) com o nome de Manuel Dias Soeiro, e falecido em Middelburg, Países Baixos, a 20 de Novembro de 1657, foi um líder religioso da comunidade judaica de Amesterdão, fundador da primeira impressora portuguesa naquela cidade e incentivador da moderna comunidade judaica na Inglaterra. 

  Rabino português Menasseh 


Menasseh, então Manuel Soeiro, pertencia a uma família de religião judaica portuguesa que como tantas outras, foi obrigada a converter-se ao cristianismo. A perseguição religiosa em Portugal no século XVII era intensa. Os cristãos-novos (judeus convertidos ao Cristianismo) eram vítimas da segregação e estavam sob a observação das autoridades religiosas e à mercê da Inquisição. Cristãos-novos que mantivessem a fé judaica eram submetidos a castigos severos. Após a suspeita de judaísmo ter recaído sobre o pai de Manuel, a família decide deixar Portugal e emigrar ao norte da Europa, assentando-se em Amesterdão.

Pintura de Gerrit Adriaenszoon Berchheyde


Manuel adotou o seu novo nome hebraico Menasseh. Frequentou a escola, tendo sido um aluno brilhante. Tornou-se rabino e um intelectual respeitado, autor de várias obras para a primeira editora hebraica na Holanda. Casou com uma descendente do ilustre Isaac Abravanel. Foi amigo pessoal de Rembrandt, que lhe pintou um retrato.

Menasseh ben Israel
Gravura de Rembrandt de 1636



O rabino Menasseh tornou-se particularmente conhecido por ter pedido a Oliver Cromwell e ao Parlamento Britânico que revertessem as decisões históricas de governantes anteriores e permitissem aos judeus que regressassem à Inglaterra (os judeus tinham sido expulsos em 1290, por Eduardo I de Inglaterra.




A sua petição foi bem-sucedida e os judeus começaram gradualmente a estabelecer-se na Grã-Bretanha a partir de então. Duzentos anos depois, os judeus estavam perfeitamente integrados na sociedade britânica e havia mesmo um primeiro-ministro de religião judaica: Benjamin Disraeli. (foto à direita)



Túmulo de Menasseh no cemitério israelita português de Beth Haim, nos arredores de Amsterdão






Fonte:

Sem comentários:

Enviar um comentário