sexta-feira, 19 de abril de 2013

Hechal!!!




Freixo de Espada à Cinta

Hechal é para os judeus sefarditas o termo para o armário ou para a reentrância de uma parede, em direcção a Israel, onde se guardam os rolos da Torah (Sifrei Torah). Esta designação vem do Hebraico Palácio, expressão utilizada nas diversas épocas do Templo de Jerusalám, para se referirem ao santuário onde estava o Santos dos Santos.



Sabugal

Após 1496/97, para alguns historiadores como o Dr. Jorge Martins, entre outros, este tipo de construção geralmente em pedra granítica, estava situada em casas particulares, usadas como sinagogas clandestinas e espalhadas de norte a sul de Portugal, substituindo desta maneira os anteriores Aron Kodesh.



Castelo de Vide


Chamo a vossa particular atenção. Que após o decreto de expulsão, os rolos sagrados que sobreviveram aos assaltos das judiarias foram levados para fora do país, ficando alguns textos e outros manuscritos de categoria menor, possivelmente utilizados e guardados neste tipo de “arca”.



Caria

O facto que importa realçar, é que em quase todas as antigas judiarias deste país se pode encontrar este estilo de construção de pedra ou de madeira, onde alguns estavam escondidos por detrás de armários, cortinas ou paredes falsas, como ocorrido no Porto. Não sendo uma mera coincidência este dado, menos justificável é a defesa de alguns, de estarmos perante algo relacionado apenas e só à exposição de porcelanas e outras bugigangas de gosto duvidoso.



Porto

Não sendo uma mera coincidência este dado, menos justificável é a defesa de alguns, de estarmos perante algo relacionado apenas e só à exposição de porcelanas e outras bugigangas de gosto duvidoso.


Malhada


Note-se no pormenor lindíssimo de como a pedra foi trabalhada em alguns desses "armários", e noutros, é curioso verificar que há marcas de cruzes, como que santificando o lugar. Estas marcas foram profusamente utilizadas pelos conversos e cripto-judeus, como símbolo da sua nova e assumida religião, ou então, para não levantar suspeitas a vizinhos e estranhos que pudessem aparecer nos seus lares.



Guarda



Fonte:

Sephard Jewish Heritage

Sem comentários:

Enviar um comentário