sábado, 23 de março de 2013

O dia de hoje na História Judaica - 12 Nissan 5773



D'us dá-nos sempre uma segunda oportunidade de sermos melhores, cabe a nós a decisão de a aceitarmos ou não! ZD

Adoece o Rei Hezekia (548 a.e.c.)
Rei Hezekia, (Ezequias), é rei de Judá

Neste dia, o Rei Hezekia, o mais notável de todos os reis da Judeia, ficou gravemente enfermo, e foi informado pelo Profeta Yeshayahu que morreria, pois Dús estava descontente com o facto dele nunca se ter casado. Ele recusou-se a casar porque tinha previsto profeticamente que os seus filhos levariam o povo judeu a pecar. Ele errou, pois cabe ao homem cumprir o mandamento de procriar, e o resto fica nas mãos de D’us.



Hezekia pediu ao Profeta para rezar por ele, mas este recusou-se, insistindo que o decreto era definitivo. O rei pediu ao Profeta para sair, dizendo que ele tinha uma tradição de seus ancestrais, de que uma pessoa jamais se deveria desesperar, mesmo que uma espada afiada estivesse na sua garganta. O Rei rezou a D’us e sua prece foi aceite. D’us enviou Yeshayahu para lhe comunicar que ele iria recuperar e que a sua vida seria prolongada por mais quinze anos. Hezekia, recuperou três dias depois, precisamente no primeiro dia de Pessach. Mas tarde o Rei desposou a filha do Profeta Yeshayahu.




Fonte:

http://www.pt.chabad.org/calendar/view/day.htm

3 comentários:

  1. Bom dia, Ziva.
    Por gentileza, pode explicar por quê D-us?
    Gostaria, também, saber se voce me ajudaria com outras dúvidas bíblicas?
    Obrigada, Luzia David.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Shalom Luzia,

      Passo a explicar: D-us, ou D'us, é a maneira como nós, Judeus de língua portuguesa nos referimos a D’us sem citar seu nome completo, em respeito ao terceiro mandamento recebido por Moisés pelo qual D’us teria ordenado que seu nome não fosse falado em vão.

      O judaísmo então cumpriu o mandamento não escrevendo o nome de D’us em nada que se consuma. Por exemplo: Escrever o nome de D’us num papel, o fogo irá consumi-lo.

      Mas nas outras línguas também os judeus aplicam a mesma situação, elimina-se também uma ou mais letras da palavra correspondente, como no hebraico transliterado El’him ou no Inglês como G-d ou G'd.

      E Luzia, sempre que tiver alguma dúvida, terei todo o prazer em ajudar e se eu não tenha a resposta, podemos procura-la juntas e enviar uma para a outra. Eu também estou a aprender.

      Disponha sempre,

      Ziva David :)

      Eliminar
    2. Rectifico: "...mesmo que eu não tenha a resposta". :)

      Eliminar