domingo, 10 de fevereiro de 2013

O Mês de Adar!




O Livro da Formação é o primeiro texto cabalístico atribuído a Abraão e compilado para a sua forma final pelo sábio Tannaic, o rabino Akiva. Ele enumera os 12 meses do ano e explica que cada um corresponde a uma letra hebraica e a um sentido particular, ou talento, que é controlado por um determinado órgão do corpo.



O mês de Adar corresponde a letra hebraica ק (pronuncia-se: kof), seu talento é o riso, e o órgão que controla esse talento é o baço. Porque o cômputo judaico de mês começa com o mês de Nisan, no ano judaico, Adar é considerado o décimo segundo mês e final. Isto significa que o riso é o último de todos os traços humanos que implica um verso bem conhecido do capítulo sobre a mulher de valor:  “Ela ri, esperando os últimos dias"  Depois de todos os altos e baixos de todo o ano, entramos um mês de riso saudável e catártico.



Pintura de Alex Levin - Purim



Na verdade, o riso é o melhor remédio e que tem o poder de transformar toda a dor, miséria e dificuldades do ano passado em bondade e alegria. No final do ano, nos encontramos ainda de pé, graças a D’us, e todos os medos que abrigamos nas nossas almas são transformados e adoçados pelo nosso riso. Esta transformação é em alusão a uma das conotações de D’us: "O temor de Isaque", que literalmente significa "medo”. Este é o tema de Purim, o feriado que se celebra em Adar




Pintura de Brian Shapiro - Purim



Em Purim celebramos como por exemplo, todos os medos de Hamã e seu genocídio planejado do povo judeu ter sido derrubado. O medo se transformou em gargalhada. É por isso que o lema do mês de Adar é "abundam com alegria." Quando há apenas uma pequena quantidade de alegria, tende a permanecer escondida no coração. Mas quando há uma abundância de alegria, que transborda e é expressa como o riso crescente.




Pintura de Boris Shapiro - Purim



E que possamos, finalmente, conhecer a verdadeira alegria como estamos antes do mês de Nisan - o tempo da nossa redenção!



Pintura de Elena Flerova - Purim 




Fontes:







Sem comentários:

Enviar um comentário