segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Exposição sobre o Rei Herodes no Museu de Israel.







Abriu no Museu de Israel uma exposição sobre a vida e obra do rei Herodes, conhecido por ter construído o Segundo Templo de Jerusalém.






Mas até nisto há já uma "guerra" entre judeus e palestinianos sobre quem tem o direito de escavar os artefactos. Os palestinianos vêm reclamar que os artefactos foram retirados da "terra ocupada" em 1967 e que reivindicam como pertença sua para um estado independente a que chamam "palestina".





A peça principal da exposição é a reconstrução de uma parte do mausoléu de Herodes que os arqueólogos acreditam ser o seu sarcófago. Os historiadores indicam que Herodes reinou na Judeia entre os anos 37 a.e.c. até à sua morte no ano a a.e.c. (…).


Sarcófago de Herodes



Herodes também ficou conhecido pela sua crueldade, mas também pela sua megalomania, ao ter construído grandes palácios, como o de Massada.



Massada


No entanto, Herodes ficou célebre e reconhecido principalmente pela grandiosa reconstrução do Templo de Jerusalém.



Templo de Herodes


Foi em 2007 que o conceituado arqueólogo israelita Ehud Netzer, da Universidade Hebraica de Jerusalém, descobriu o túmulo de Herodes em Herodium. Ali existia um palácio-fortaleza, um complexo de lazer com jardins, grandes piscinas, saunas decoradas e um teatro com um camarote real.


Herodium


Nos seus últimos anos de vida, o rei Herodes reconfigurou a arquitectura do complexo de forma a preparar o cenário para o seu enterro, tendo assim construído um magnífico mausoléu voltado na direcção de Jerusalém.



Herodium


Esta exposição estará no museu de Jerusalém até 5 de Outubro de 2013 e inclui 30 toneladas de peças – as fundações do edifício do museu tiveram de ser reforçadas para as acolher, segundo o diário israelita Haaretz –, em grande parte novidades trazidas da câmara fúnebre de Herodes. 



Esta é a mais ambiciosa exposição do Museu de Israel e é a primeira vez que alguns destes artefactos são mostrados ao público, visto que a descoberta do sítio arqueológico do seu túmulo data de há apenas seis anos.



Fontes:

Artigo inspirado no blog:




Sem comentários:

Enviar um comentário