quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Rabino Moshe Feinstein



Ainda e pela influência do artigo anterior, aproveito para dar a conhecer um pouco mais deste que foi um grande ser humano.






Rabino Moshe Feinstein foi um dos maiores judeus que já viveram neste país. Ele sabia tudo da Torá (em grande parte pelo coração). As pessoas vinham a ele de todo o mundo para lhe perguntar o que fazer e como viver de acordo com a Torá e ele sempre as ajudou. Reb Moshe viveu até muito tarde e era muito respeitado pelos judeus em todo o mundo. Mas, Reb Moshe nunca se apercebeu o quanto era grandioso na forma como ajudava o seu próximo.




Moshe Feinstein ( hebraico: משה פיינשטיין ; 03 de Março de 1895 - 23 de Março de 1986) foi um rabino lituano ortodoxo, estudioso e posek (um árbitro autoritário de questões relacionadas com a lei judaica), que era mundialmente conhecido por sua perícia em Halakha e foi considerado por muitos como a autoridade suprema halakhic para os judeus ortodoxos da América do Norte. No mundo ortodoxo, ele é amplamente referido simplesmente como "Reb Moshe", e suas decisões haláchicas são amplamente citados na literatura rabínica contemporânea.



Feinstein nasceu, de acordo com o calendário hebraico, no dia 7 de Adar , 5655 (tradicionalmente a data de nascimento do bíblico Moisés) em Uzda , perto de Minsk , Bielorrússia, então parte do império russo. Seu pai foi o rabino David Feinstein, rabino de Uzdan e era descendente de rabino Yom Tov Lipman, o rabino de Kapolye, cujas glosas sobre o Talmud foram publicados na parte de trás do Gemará , e também o autor de outras obras talmúdicas.




Ele estudou com seu pai e também em yeshivas localizadas em Slutsk, Shklov e Amstislav, antes de ser nomeado rabino de Lubań onde serviu por 16 anos. Ele se casou com Shima Kustanovich em 1920 e teve quatro filhos (Pessach Chaim, Fay Gittel, Shifra, e David), antes de deixar a Europa. Sob a crescente pressão do regime soviético, ele mudou-se com sua família para Nova Iorque em 1936, onde ele viveu o resto de sua vida.



Mais tarde foi o rosh yeshivá de Mesivtha Tifereth Jerusalém e estabeleceu um ramo da yeshivá em Staten Island, Nova Iorque, agora dirigido por seu filho, o rabino Reuven Feinstein. Seu filho Rabi Dovid Feinstein lidera uma yeshivá do mesmo ramo em Manhattan.


 Feinstein foi reverenciado por muitos como o Hador Gadol (o maior sábio da Torá desta geração), incluindo por rabinos Yaakov Yisrael Kanievsky, Steif Yonasan, Lopian Elyah, Aharon Kotler, Kamenetsky Yaakov e Yosef Shalom Elyashiv, apesar de que alguns deles eram muito mais velhos do que ele. Ele foi solicitado por pessoas de todo o mundo para responder às questões haláchicas mais complicadas.






Feinstein faleceu em 23 de Março de 1986 (13 de Adar II, 5746 no calendário hebraico). Tem sido apontado que o verso 5746 da Torá diz: 


"E aconteceu que, depois de Moisés tinha acabado de escrever as palavras desta Torá num livro até o fim." 

(Deuteronômio 31:24). Esta frase é considerada por alguns como um epitáfio apropriado para ele.





O seu funeral foi em Israel mas foi adiado por um dia devido a problemas mecânicos com o avião que transportava o caixão e que teve de voltar para Nova Iorque. Porém este funeral em Israel diz-se ter sido o maior entre os judeus desde a época do Mishnaic, com uma participação estimada de 300.000 pessoas. Entre os elogiadores da América estiveram os rabinos Yaakov Yitzchak Ruderman, Dovid Lifshitz, Shraga Moshe Kalmanowitz, Nisson Alpert, Moshe David Tendler, Michel Barenbaum e Mordechai Tendler e Rebe Satmar. O filho do falecido, o rabino Reuven também falou.





Feinstein era tido em tão grande estima e de tal forma que o rabino Shlomo Zalman Auerbach, que foi considerado como um gigante da Torá, se recusou a fazer-lhe um elogio, dizendo:

"Quem sou eu para elogiar a ele, eu que era seu discípulo?”









Fonte:



Sem comentários:

Enviar um comentário