quarta-feira, 1 de agosto de 2012

O Mikve de Besalú


Mikve (um banho ritual judaico)

Restaurado, datado a partir do século XI, assim como os restos de uma sinagoga medieval, localizado na parte inferior da cidade perto do rio.

Ruinas da sinagoga medieval

Besalú é um município da Espanha na província de Girona, comunidade autónoma da Catalunha, de área 4,92 km² com população de 2257 habitantes (2004) e densidade populacional de 458,74 hab./km².

Besalú foi designado como um conjunto histórico nacional em 1966. A característica mais importante da cidade é a sua ponte do século XII sobre o rio Fluvià, e seu portão de entrada no ponto médio da ponte.


A cidade já foi mais importante quando era a capital do condado de Besalú medieval, cujo território tem aproximadamente o mesmo tamanho que a atual comarca de Garrotxa mas às vezes estendido para Corbières, Aude, na França. Guifre, el Pilós, que é creditado como o responsável pela unificação da Catalunha, foi conde de Besalú. A cidade foi também o berço de Ramon Vidal, um trovador romântico medieval.

A comunidade judaica de Besalú

Judiaria de Besalú

Os judeus instalaram-se no condado de Besalú a partir do século IX, mas não existe documentação escrita sobre eles até o século XII. Só a partir da data de 1229, quando o rei James I, o Conquistador, limitou o empréstimo para os judeus. A partir daqui podemos encontrar repetidas referências aos judeus de Besalú e da sinagoga.



Besalú MEDIEVAL: Festival em Setembro
Na primeira semana de Setembro, a cidade volta mil anos atrás e o seu centro se transforma em condado, oferecendo entretenimento e memória histórica. As ruas estão cheias de personagens que fazem os visitantes desfrutarem de suas histórias e performances: cantores, músicos, malabaristas, os membros do tribunal e artesãos.




Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário