domingo, 10 de junho de 2012

Reuven Rubin






Reuven Rubin ( hebraico: ראובן רובין ; 13 de Novembro, 1893 - 13 de Outubro de 1974), foi um pintor
israelita e o primeiro embaixador de
 Israel para a Roménia.






Rubin Zelicovici (mais tarde, Reuven Rubin) nasceu em Galaţi de uma família judia pobre. Ele foi o oitavo de 13 filhos. Em 1912, ele partiu para a Palestina para estudar arte na Bezalel Academy of Art and Design em Jerusalém. Encontrando-se em desacordo com as visões artísticas dos professores da Academia, partiu para França, Paris em 1913 para prosseguir os seus estudos na École Nationale Supérieure des Beaux-Arts. Com a eclosão da I Guerra Mundial , ele foi devolvido para a Romênia, onde passou os anos da guerra.


Em 1921, ele viajou para o Estados Unidos com seu amigo e colega artista, Arthur Kolnik com quem tinha partilhado um estúdio em Cernauti. Em Nova York, os dois artistas conheceram Alfred Stieglitz, que foi fundamental na organização da sua primeira exposição na Galeria Anderson. Após a exposição em 1922, ambos voltaram para a Europa. Em 1923, Rubin emigrou para a Palestina.



On the Road de Tiberíades


Rubin conheceu sua esposa Esther em 1928 a bordo de um navio de passageiros para a Palestina em seu retorno de uma exposição em Nova York. Ela era uma menina da Bronx que ganhou uma viagem para a Palestina.



Rubin e Esther


A história da arte israelita começou num momento muito específico da história da arte internacional, um momento de rebeldia contra as convenções Cezannian do passado, um tempo caracterizado por rápidas mudanças estilísticas. Assim, a arte judaica nacional não tinha um estilo definido e não obedecia a nenhum cânone. Rubin começou sua carreira num momento feliz.



Jerusalém


Os pintores que retrataram paisagens do país na década de 1920 rebelaram-se contra Bezalel. Eles procuraram estilos atuais na Europa que poderiam ajudar a retratar a paisagem do seu próprio país, em consonância com o espírito do tempo. Paisagens que Rubin pintou na década de 1920 foram definidas por um estilo moderno e um estilo ingênuo, retratando a paisagem e os habitantes de Israel de uma forma sensível. As suas pinturas de paisagens em particular um detalhe especial e a uma luz espiritual, translúcida.




Safed


Na Palestina, ele se tornou um dos fundadores do novo estilo de Eretz Yisrael. Os temas recorrentes do seu trabalho foram a paisagem bíblica, folclore e pessoas, incluindo iemenitas, os judeus hassídicos e árabes. Muitas de suas pinturas são representações de Jerusalém e da Galileia banhadas de sol. Rubin pode ter sido influenciado pelo trabalho de Henri Rousseau, cujo estilo combinado com nuances orientais, bem como com a arte bizantina como o trabalho que Rubin   expos na Roménia, sua terra natal. De acordo com o seu estilo integrativo, ele assinou suas obras com seu primeiro nome em hebraico e seu sobrenome em letras romanas.



The Beginnings of Tel Aviv


Em 1924, ele foi o primeiro artista a realizar uma exposição individual na Torre de David, em Jerusalém (depois exibida em Tel Aviv no Gymnasia Herzliya). Naquele ano, ele foi eleito presidente da Associação de Pintores e Escultores da Palestina. A partir dos anos 1930, Rubin projetava cenários para o Teatro Habima, o Teatro Ohel e outros teatros.




Vendedores de legumes em Tel Aviv


Sua biografia, publicada em 1969, é intitulada My Life - My Art. Ele morreu em Tel Aviv em Outubro de 1974, depois de ter legado sua casa na rua Bialik nº 14 e uma coleção das suas pinturas para a cidade de Tel Aviv. O Museu Rubin abriu em 1983. O diretor e curador do museu é sua filha-de-lei, Carmela Rubin. As pinturas de Rubin são cada vez mais procuradas. Num leilão em Nova York em 2007, sua obra representava seis dos dez lotes de topo.


Sem titulo


Yemenite Bride


Fonte:
http://en.wikipedia.org/wiki/Reuven_Rubin


Sem comentários:

Enviar um comentário