quinta-feira, 14 de junho de 2012

Origem do primeiro grão-rabino português em livro





A Comunidade Israelita do Porto apresenta hoje o mais recente livro do ex-jornalista e comendador Inácio Steinhardt -- Raízes dos Judeus em Portugal -- que traz novas pistas sobre as origens e o percurso do primeiro grão-rabino português.
 
"Escrever sobre os judeus no território português, antes de ser Portugal". Foi este o ponto de partida de Inácio Steinhardt, radicado em Israel desde 1976, aonde foi correspondente para a Agência Lusa, RTP e RDP.

Depois de várias leituras e pesquisas, percebeu que o primeiro grão-rabino português Yahia Ben Yahia, nomeado por D. Afonso Henriques, era "citado por todos os historiadores como uma figura importantíssima na corte", mas a sua origem e percurso eram desconhecidos.

"Tentei desvendar e contar", explicou à Lusa, apresentando agora em livro a hipótese de o rabino ser o mesmo homem que, antes de chegar à corte portuguesa, havia sido ajudante do muçulmano Ahmad Ibn Qasi, que conquistou Mértola.

Segundo Inácio Steinhardt, fontes árabes citam Mohammed Ibn Yahia como tendo sido "um ajudante muito próximo" de Ibn Qasi e um dia teve de se refugiar em Coimbra junto de D. Afonso Henriques, tornando-se Yahia Bin Yahia, o rabino.

"Não há nada que prove que sejam a mesma pessoa", frisa porém o autor que destaca que "ambos eram guerreiros e escritores" e assim deixa "pistas novas para jovens historiadores e investigadores".
A Comunidade Israelita irá aproveitar a apresentação da obra para homenagear Steinhardt, neto de judeus da Polónia perseguidos durante a II Guerra Mundial, nascido em Portugal e agraciado em 2002 com a Comenda da Ordem de Mérito.

A apresentação de 'Raízes dos Judeus em Portugal -- Entre Godos e Sarracenos", marcada para as 21:00 na Sinagoga Kadoorie Mekor Haim, estará a cargo do deputado do PSD Carlos Abreu Amorim e Elvira Azevedo Mea.
 


Sinagoga Kadoorie Mekor Haim - Porto

 
Fonte:

dn/artes

Via:

Por Terras de Sefarad

Sem comentários:

Enviar um comentário