domingo, 10 de junho de 2012

Mordecai Ardon





Mordecai Ardon (hebraico: מרדכי ארדון    13 de julho, 1896 - 18 de Junho de 1992), considerado um dos maiores
pintores israelitas.






Ardon nasceu com o nome Max Bronstein em 1896, em Tuchów, Galícia (então Áustria-Hungria, hoje Polónia). Em 1933, emigrou para Jerusalém em Mandato de Palestina. Foi-lhe concedida a cidadania palestina em 1936 e mudou seu nome para Mordecai Ardon.


Crystal Night


Começando na década de 1950 Mordechai Ardon aprovou um complexo sistema de imagens simbólicas nos seus quadros, tomadas a partir da tradição mística judaica (Cabala), a partir da Bíblia e de uma realidade tangível. Em sua pintura "Gates of Light", por exemplo, ele expressou "o mistério interior e intemporalidade da paisagem." Sua obra visa a fornecer uma dimensão cósmica para o presente, vinculando-a à antiguidade e mistério. A mesma abordagem pode ser encontrada em " At the Gates of Jerusalém " (1967), que mostra a tentativa de" transmitir seus sentimentos sobre o significado cósmico de retorno de Israel à Cidade Velha de Jerusalém durante a Guerra dos Seis Dias ". "Bird perto de uma parede amarela" (1950) demonstra seu envolvimento simplista com o Holocausto, um assunto ao qual ele foi um dos poucos artistas israelitas a dedicar uma fase de sua obra.


Bird at yellow wall


Gates at Jerusalém


Gates at Jerusalém


Como professor e diretor do " New Bezalel ", Ardon manifestou o seu senso de envolvimento social, a sua tendência para o misticismo judaico e mitologia local, e a combinação de símbolos nacionais pessoais com a realidade, sempre enfatizando a técnica magistral. Os alunos, como Avigdor Arikha, Bezem Naftali, Weil Shraga e Boneh Shmuel absorvidos por essas influências, integravam-nas posteriormente nos seus trabalhos.

Em contraste com Yosef Zaritsky, o pai da Universalista "Ofakim Hadasim" ("novos horizontes"), Ardon foi visto como o pai da abordagem regional na arte israelita.



Canção desde o aquário


Umas de suas criações mais famosas são a " Ardon do Windows " (1980-1984), um conjunto de grandes vitrais janelas exibidas com destaque no National Jewish e Biblioteca da Universidade de Jerusalém, incorporando elementos visuais da Cabala.



Ardon Windows



Ardon morreu em Jerusalém em 1992.



Em 2006 sua pintura "O pica-pau do Tempo" (1963) foi vendida em Christie para 643.200 $.


The woodpecker time


Fonte:

http://en.wikipedia.org/wiki/Mordecai_Ardon

Ver mais obras do pintor em:



Sem comentários:

Enviar um comentário