quarta-feira, 27 de junho de 2012

Laszlo Moholy-Nagy





László Moholy-Nagy (Bácsborsód, 20 de Julho de 1895Chicago, 24 de Novembro de 1946).

 Laszlo Moholy-Nagy foi um pintor judeu-húngaro.

Foi ensaísta, pintor, escultor, desenhador, fotógrafo e autor de fotomontagens, o hungaro Moholy-Nagy foi um verdadeiro «homem renascentista» do séc xx.







O construtivismo teve origem na Rússia de 1919 até por volta de 1934, o artista e arquitetos rejeitou a idéia de "arte pela arte" em vez disso, utilizava a arte como uma prática voltada para fins sociais.




Para László Moholy-Nagy não existiam divisões entre a fotografia, a pintura, a fotografia, a escultura e a arquitectura. A sua visão eclética e global foi fundamental em duas das mais importantes escolas de artes visuais deste século, a Bauhaus e o Chicago Institute of Design. Nagy aplicava a técnica de colagem de negativos e uso de instrumentos que interferem artisticamente na impressão das fotos.




Nascido na Hungria em 1895, László ingressou no curso de Direito da Universidade de Budapeste aos 18 anos. Mas a I Grande Guerra interrompeu os seus estudos no ano seguinte. Foi mandado para a frente, onde seria gravemente ferido.


Durante sua convalescença, László dedicou-se aos desenhos e às aquarelas. Mais tarde, com a República Soviética Húngara derrotada, o marxista Moholy-Nagy exilou-se em Berlim, onde entrou em contacto com toda a efervescência cultural do momento, do Futurismo ao Dadaísmo, passando pelo Construtivismo de seu amigo El Lissitzky.




László Moholy-Nagy começou o seu percurso artístico por aderir ao Construtivismo. A sua primeira exposição individual foi realizada em 1922 na galeria Der Sturm, em Berlim.





A partir de 1923 e até 1928, Moholy-Nagy ensinou e trabalhou na Bauhaus: foi docente na oficina de metal e director do Curso Preliminar (Vorkurs). Começou estas actividades com a idade de 27 anos.








A partir de 1923, e em estreita cooperação com Walter Gropius, Moholy-Nagy concebeu e editou a série de livros chamados bauhausbücher.


Deste modo, Moholy-Nagy foi o impulsionador das actividades editoriais e publicistas da Bauhaus.
Casado com a fotógrafa Lucia Moholy, László Moholy-Nagy não demorou a fazer suas primeiras experiências fotográficas. Com uma consistente base teórica, tratou de inovar: na composição, nos pontos de vista, misturando técnicas.







Trabalhando na Bauhaus como director da oficina de metal, Moholy-Nagy continuou produzindo fotos, desenhos, esculturas, e ensaios teóricos. Em 1924, publicou Pintura, Fotografia, Filme, dentro da série de livros que ele editava na Bauhaus, como por exemplo o "Vision in Motion".






Fonte:




Sem comentários:

Enviar um comentário