domingo, 13 de maio de 2012

Luís Cohen Fusé

Luís Cohen Fusé ou Cohen Fusé nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 1944, no seio de uma família de raiz europeia. Está radicado em Portugal.


Painel em Azulejo
É um pintor multifacetado, há muito conhecido dos portugueses. Além de quadros, tem feito um pouco de tudo: desenho de jóias, pintura mural em fresco e azulejo, escultura, etc.
Sente desde muito novo um grande interesse pelo desenho, e um grande fascínio pelo Oriente, que o acompanha de maneira constante e que transparece em toda a sua obra artística. Esse interesse pelo desenho levou-o a estudar cerâmica e artes plásticas na Escola de Belas Artes de Mar del Plata, cidade balnear a 400 km. da capital argentina em que decorre a sua infância e juventude.

De volta a Buenos Aires, forma-se em Arquitectura pela Universidade de Buenos Aires, em 1973, e alterna seus estudos com o seu trabalho de artista e desenhador de figurinos e cenografia para várias companhias de dança e teatro.

Faz uma viagem de formatura à Europa e decide ficar a viver em Barcelona onde opta pela sua dedicação integral ao trabalho artístico em detrimento da arquitectura. Em 1976, adopta a dupla nacionalidade espanhola-argentina. Na década de 1980 instala o seu atelier em Madrid.

É convidado em 1982 a visitar Portugal e fica enamorado pela luz e as cores do Estoril, onde reside desde então.
Expõe colectivamente desde 1963 e individualmente desde 1967.

Tem uma vasta obra em azulejo, em pintura mural e "frescos" espalhada por todo o mundo.
Está representado em diversas colecções particulares e públicas em Portugal e no estrangeiro.



Mosaicos














Cerâmica


Pintura










Frescos






 Escultura   


Jóias



Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário