domingo, 15 de abril de 2012

EXPOSIÇÃO: Kehinde Wiley / The World Stage: Israel




Exposição de 9 de Março a 29 de Julho de 2012



The Jewish Museum NYC


Kehinde Wiley à frente da sua obra Leviathan Zodiac
     Kehinde Wiley é um artista contemporâneo, conhecido pela sua pintura vibrante de jovens urbanos, em poses típicas da pintura clássica europeia.
     Numa série que explora a Diáspora Global, os trabalhos de The World Stage: Israel são baseados em fotografias que o artista tirou a vários homens de diferentes religiões e etnias, que vivem em Israel; são etíopes que fizeram o retorno a Israel, judeus e árabes israelitas nativos que vivem, e convivem, numa sociedade multiétnica. A exposição patente em The Jewish Museum em Nova Iorque inclui 14 pinturas, cuja decoração é baseada na arte cerimonial judaica, e um conjunto de têxteis e recortes de papel, escolhidos pelo artista, que pertencem à coleção permanente do museu.
     As molduras dos quadros, em madeira trabalhada, são coroadas com elementos decorativos judaicos: as mãos do Cohen e o Leão de Judá, simbolizando a bênção do sacerdote, poder e majestade. Cada quadro suporta um texto: no caso dos homens judeus, foram usados os Dez Mandamentos. Para o homem árabe, foi usada uma frase aludindo a Rodney King, vítima dos confrontos raciais de Los Angeles, em 1991: Can we all get along?”

Kalkidan Mashasha, um artista etíope israelita de Hip Hop


Abed Al Ashe e Chaled El Awari, árabes israelitas (detalhe)


Mizrah (judeu israelita)


Mahmud Abu Razak, árabe israelita




Esta informação sobre a exposição, foi mais uma cortesia da minha amiga Sónia Craveiro


Muito obrigada Sónia,
Beijinhos


Fonte:

Sem comentários:

Enviar um comentário