terça-feira, 24 de abril de 2012

ART SPIEGELMAN





Art Spiegelman é um dos grandes cartunistas da atualidade. Trabalha com frequência para várias publicações importantes americanas como o The New York Times, Playboy, Village Voice, entre outros.

Spiegelman é co-fundador e redator da revista de quadrinhos de vanguarda RAW, com temática adulta. Foi na RAW que pela primeira vez apareceu os desenhos de 'Maus', uma história de gatos e ratos nada inocente, que conta a trajetória de seu pai, sobrevivente de Auschwitz, durante a Segunda Guerra Mundial, e a perseguição nazi aos judeus.


Art Spiegelman
(Nascido em 15/02/1948, EUA)



Arthur Spiegelman nasceu em Estocolmo, na Suécia, e emigrou para os Estados Unidos com seus pais em sua infância. Spiegelman estudou banda desenhada no ensino médio e começou a desenhar profissionalmente aos dezesseis anos. Apesar de seus pais querem que ele se tornasse um dentista, Art Spiegelman se formou em arte e filosofia no Colégio Harpur. Depois de deixar a faculdade em 1968, ingressou no underground movimento.


A década seguinte, Spiegelman tornou-se um colaborador regular de várias publicações underground, incluindo Pulp Real, Lust jovem e Sexo Bizarre. Sob uma variedade de pseudônimos como Joe Cutrate, Grant Skeeter e Flooglebuckle Al tirou criações como "Buraco Ace, o detetive Midget ',' Nervoso Rex ',' Douglas Comics 'e' Piadas de Craqueamento. Em 1975, ele e Bill Griffith co-fundada Arcade, uma revista comix influente com artistas como Robert Crumb , S. Argila Wilson e Justin Verde.


Além de sua carreira de cartunista, Art Spiegelman editou várias revistas. Em 1980, ele começou a revista Raw com sua esposa Françoise Mouly. Nas páginas de Raw, Spiegelman ajudou a revelar importantes talentos americanos como Mark Beyer, Chris Ware, Clowes Dan, Charles Burns, J. Otto Seibold, Kaz e Jerry Moriarty, bem como artistas de terras estrangeiras, como sempre Meulen, Doury Pascal, Jacques Tardi e Joost Swarte, entre outros.

Com a publicação da versão antes de 'Maus' em animais engraçados, em 1972, que a carreira de Spiegelman realmente levantou vôo. 'Maus' foi baseado nas experiências de seus pais como sobreviventes de campos de concentração. Ele ampliou essa premissa em uma novela full-blown gráfica, colocou os judeus de 1980 a 1986 representados como ratos e os alemães como gatos (as Katzies). "Maus: Conto de sobrevivência" O livro, com que Spiegelman ganhou fama. Ele completou o conto em 1991, com "Maus II: De Mauschwitz ao Catskills". Art Spiegelman recebeu o Prêmio Pullitzer em 1992.



Maus (RAW # 7, 1984)

Na década de 1990, além de seu trabalho de ilustração para livros como "The Wild Party" e capas para a New Yorker, Spiegelman usou suas habilidades editoriais para montar revista infantil "Lit Little ', contendo histórias em banda desenhada para crianças e adultos. Além dos membros contribuintes da Raw, esta série contém trabalhos de artistas fora do campo de quadrinhos, como William Joyce, Maurice Sendak, Ian Falconer, Rosenthal Marc, Claude Ponti, David Macaulay, Barbara McClintock e Harry Bliss.

Na sequência do desastre de 11 de Setembro de 2001, que aconteceu na esquina de onde ele vive (Greenstreet / CANALSTREET), Spiegelman fez num domingo uma história em formato de página sobre o ataque terrorista ao World Trade Center em Nova Iorque, chamado "Em À Sombra das Torres ". Art Spiegelman tem sido de grande importância para a reavaliação do gênero banda desenhada, como uma forma de arte adulta.



Fontes:
http://www.sobresites.com/judaismo/personalidade/art.htm
http://lambiek.net/artists/s/spiegelman.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário