terça-feira, 6 de março de 2012

Rock’n Roll judaico



Rock e Judaísmo são coisas que raramente relacionamos. Porém, são muitos os roqueiros judeus e são várias as bandas de rock judaicas que todos nós…conhecemos. 

Kiss



Diz a lenda que Paul Stanley e Gene Simmons, músicos da famosa banda de rock 'Kiss', começaram sua a carreira musical tocando em festas de Bar Mitsvá.

Na época, ainda usavam seus nomes verdadeiros: Stanley Eisen e Chaim Witz, respectivamente. Lou Reed, Bob Dylan e Neil Sedaka são outros músicos judeus famosos que optaram em usar um nome artístico. Conheça vários músicos judeus famosos e seus nomes verdadeiros no site www.jewsrock.org.



A grande influência

Um dos grandes influênciadores das bandas judaicas de rock foi o rabino e músico:

Shlomo Carlebach

Deixo-vos agora com algumas bandas de rock n'roll


Shlock Rock



Mas não pense que todos os judeus roqueiros trocam de nome ou que fazem músicas sem conteúdo judaico. Muitas bandas de rock especializaram-se em rock judaico. Uma das mais interessantes é a 'Shlock Rock' (www.shlockrock.com) que toca sucessos do rock’n roll, porém, trocam as letras da música por outra de teor judaico, é muito divertido.


Metalish




Esta banda de destaque, os Metalish (www.metalish.com), que é a versão judaica da banda de hard-rock Mettalica. Formada por rabinos ortodoxos, o Metalish toca em um rock bem pesado, famosos Nigums (melodias chassídicas) e algumas rezas.



Piamenta



Já os irmãos Yossi e Avi Piamenta, formaram a famosa banda 'Piamenta' (www.piamenta.com). Atualmente a banda é composta por Yossi e seu outro irmão, Moni, além de outros excelentes músicos. No site da banda você poderá ouvir seus maiores sucessos, ver vídeos e conhecer a discografia e história da banda. Entre tantas bandas de rock judaico.




Fonte:

http://www.visaojudaica.com.br/Junho2005/artigos/13.htm

2 comentários: