quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A beleza das cores com o grande pintor :



LEONID AFREMOV

Acredito que a arte nos ajuda a estar livres de agressividade e depressão.”




Leonid Afremov é um pintor moderno que se caracteriza fortemente pela pintura de alto contraste, contraposição de cores e técnica de pintura a óleo com espátula. Nasceu em 1955 na Bielorrússia e mais tarde se estabeleceu em Israel. Graduou-se em 1978 em arte na Escola de Arte Fundação Vitebsk Art School, fundada por Marc Chagall em 1921, por onde também passaram Malevich e KandinskyAtualmente Afremov reside na Flórida.




Graduou-se em 1978 na Escola de arte de Vitebsk, fundada por Marc Chagall em 1921. Afremov é um dos mais notáveis membros da escola, assim como Kazimir Malevich e Wassily Kandinsky. Viveu trinta e cinco anos na União Soviética, onde trabalhava pintando pósteres de propaganda para o governo comunista. Descontente por ter o governo lhe ditando o que e como pintar, mudou-se para Israel em 1990.




Em Israel, conseguiu, em duas semanas, um emprego numa agência de publicidade, pintando outdoors. Pouco antes de uma exposição, invadiram, roubaram e vandalizaram o seu estúdio. A sua obra foi mal recebida: as pinturas de homens e mulheres nus chocaram a sociedade, assim como a representação de músicos de jazz negros foi mal vista por quem julgava que o artista deveria representar israelitas. Ademais, Leonid sentiu-se discriminado por não ser um israelita nato de modo que, em 2001, emigrou para os Estados Unidos da América.





Nos Estados Unidos, viveu primeiro em Nova Iorque, onde alcançou grande sucesso. Seus quadros estão expostos lado a lado com artistas como Rembrandt. As suas obras são expostas em mais de sessenta galerias da Nova Zelândia, Austrália, África, Israel e EUA. Após viver dois anos em Nova Iorque, mudou-se para Boca Raton, Flórida, onde vive actualmente com sua família, pois julgava que o clima frio estava a prejudicar o seu trabalho, tornando-o mais sombrio e menos vívido. 



Leonid é casado e sua esposa chama-se Inna. Têm dois filhos, David e Boris.




Na maioria das suas paisagens é noite, mas apesar disso todas as cores possíveis podem se encontrar ali, tornando o quadro numa noite carregada de luzes intensas, o que traz para a sua pintura um tom onírico.





As suas pinturas das noites parecem sempre ter acontecido depois de uma chuvada, daquelas que espantam todos da rua, e sobra apenas o cheirinho do mato molhado e eventualmente algum ser mais corajoso de guarda-chuva.




Os seus traços adoptam um sentimentalismo apaixonado, onde as cores, apesar de fortemente contrastadas e contrapostas furtivamente, carregam um tom de romantismo nocturno e húmido.





E por fim, deixo-vos com a confissão, que a minha maior dificuldade foi escolher que quadros colocar, porque todos eles me encantam. Assim sendo, fiquem com este último que faço acompanhar de um tango igualmente belo.




Ver mais nas fontes deste artigo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Leonid_Afremov e: http://www.google.pt/searchq=leonid+afremov&sa=Imagens&biw=1024&bih=641&sei=Ti9GT7jZM8iw0QXmxeCDDg&tbm=isch

2 comentários:

  1. Gostei bastante do blog. Aliás, encontrei-o precisamente devido a um quadro deste senhor, que coloquei no meu blog. Digne-se a uma visita, se assim o entender :)
    Segui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Bárbara, irei visitar sim, com todo o gosto. :)

      Eliminar